Poder e Cotidiano em Sergipe
TCE debate auditoria em obras públicas com empresários da construção civil 11 de Abril 18H:12

TCE debate auditoria em obras públicas com empresários da construção civil

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) deu início a uma série de reuniões que a atual gestão pretende fazer com segmentos produtivos da sociedade.

 

A primeira delas ocorreu nesta segunda-feira, 11, quando o conselheiro-presidente Clóvis Barbosa e o diretor de Controle Externo de Obras e Serviços, Adir Machado, participaram da tradicional reunião-almoço oferecida pela Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas (Asseop), no hotel Quality.



Aos empresários da construção civil sergipana e demais presentes – incluindo prefeitos e outros gestores municipais e estaduais, além de representantes do Ministério Público Estadual –, o presidente do TCE enfatizou que o órgão tem buscado ouvir a sociedade e as entidades para aperfeiçoar o processo de auditoria, com a perspectiva de melhorar, inclusive, a qualidade das obras entregues à população.

 
"O Tribunal não deve ir apenas atrás dos gestores; é fundamental também a participação de todos os agentes envolvidos, incluindo as empresas que estão à frente das obras e que muito podem contribuir com essas auditorias", afirmou o conselheiro.


 
Na explanação sobre o plano de ações do Controle Externo, o diretor Adir Machado deu destaque aos problemas relevantes e recorrentes encontrados nas obras públicas em Sergipe, desde a fase de licitações, entre os quais está o sobrepreço, a quantidade paga diferente do executado, a celebração de aditivos de forma irregular, a má qualidade do produto e serviço, e até mesmo a falta de documentação sobre o histórico da obra.


 
O encontro foi motivado por um convite do presidente da Asseop, o empresário Luciano Barreto, que fez referência aos três pontos mais esperados pela sociedade na concepção de uma obra, o preço justo, a qualidade da obra e que ela seja concluída. “Com o TCE se somando nesta perspectiva, todos têm a ganhar", concluiu.


 
Em meio aos presentes na reunião estavam o conselheiro Carlos Alberto Sobral, o conselheiro-substituto Rafael Fonsêca e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, além do procurador-geral de Justiça, José Rony Silva Almeida; procurador Eduardo D'Ávila e os promotores de Justiça Bruno Melo, Henrique Ribeiro Cardoso e Manoel Cabral Machado Neto.

 

Fonte: TCE/SE

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.