Poder e Cotidiano em Sergipe
Serviços essenciais funcionarão normalmente no dia de hoje em Aracaju 28 de Maio 7H:08
PODER

Serviços essenciais funcionarão normalmente no dia de hoje em Aracaju

Transporte público, rede de Saúde, Educação, Segurança, Assitência Social e coleta de lixo. Esses são os serviços que estão mantidos na Capital no dia de hoje e que foram frutos de um acordo feito no dia de ontem em reunião do prefeito Edvaldo Nogueira com sua equipe de secretariado.

“Eu respeito o movimento dos caminhoneiros, é legítimo, mas como prefeito de Aracaju, a minha tarefa é garantir que os cidadãos continuem tendo acesso aos serviços públicos municipais. Não teremos descontinuidade”, afirmou o prefeito.

Serviços em funcionamento
Assim, hoje, todas escolas (especialmente as creches), as unidades básicas de Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) das zonas Norte (Nestor Piva) e Sul (Fernando Franco), além dos 16 Centros de Referência da Assistência Social, abrigos e casas-lares funcionarão normalmente.

No que diz respeito ao transporte público, está garantido a oferta de 70% do efetivo do sistema. A coleta de lixo domiciliar do município também está assegurada, uma vez que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) conseguiu uma liminar na Justiça, que garante o transporte dos resíduos sólidos pela rodovia federal, sem que haja impedimento do movimento grevista, até o aterro sanitário localizado em Rosário do Catete.

A operação tapa-buraco, desenvolvida pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) não sofrerá descontinuidade, ficando paralisado temporariamente o programa de recapeamento.

Pacientes renais crônicos e oncológicos que utilizam o transporte oferecido pela Secretaria de Saúde também terão a programação de atendimento assegurada. A Guarda Municipal manterá todo o seu efetivo trabalhando, sem descontinuidade.

E o Procon Municipal seguirá com a fiscalização dos postos de combustíveis. Está descartado, deste modo, o ponto facultativo para servidores municipais no dia de hoje.

Decreto de emergência
Edvaldo assinou um decreto de emergência, que cria o Comitê de gerenciamento de crise, coordenado pelo prefeito e com a participação dos secretários de Governo, da Fazenda, da Defesa Social, da Saúde, da Educação, do superintendente de Transporte e Trânsito, do presidente da Emsurb e do procurador-geral do município.

O decreto cria as condições para, em situações extremas, a Prefeitura poder dispensar processo licitatório e requisitar serviços e bens móveis, de maneira mais célere, que assegurem a prestação de serviços públicos essenciais, sobretudo combustíveis, alimentação, abrigo e meios de transporte.

*Com informações da Ascom/PMA

Foto: Ascom/Emsurb

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.