Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe tem média baixa no Índice de Efetividade de Gestão Municipal 2016 10 de Maio 19H:04

Sergipe tem média baixa no Índice de Efetividade de Gestão Municipal 2016

O Instituto Rui Barbosa, que tem o objetivo de oferecer, anualmente, diagnóstico completo da gestão municipal do país, disponibilizou em seu portal a consolidação dos dados apurados pelo IEGM Brasil 2016 (Índice de Efetividade de Gestão Municipal no Brasil em 2016) de forma pormenorizada.

 

A avaliação dos municípios de Sergipe poderia ser melhor. Em média, os municípios sergipanos obtiveram em 2016 o conceito C — baixo nível de adequação. Nenhum atingiu o conceito A — altamente efetiva. A melhor nota foi no índice Saúde, conceito B — efetiva.

 

Nos índices Educação e Fiscal a nota foi C+ — em fase de adequação. Quatro municípios atingiram o conceito B: Aracaju, Boquim, Pinhão e Riachuelo.

O maior estudo de gestão pública do Brasil alcançou 72% dos municípios brasileiros, num total de 4.037 em 22 Estados e o Distrito Federal, possibilitando a medição, a partir dos mesmos parâmetros, dos serviços públicos, da efetividade de políticas públicas, da qualidade dos gastos e dos investimentos realizados pelos municípios.

 

Todos os 75 municípios sergipanos responderam ao levantamento aplicado pelo Tribunal de Contas, coisa que a maioria dos Estados não conseguiu. Isso é bom. Agora, na pesquisa deste ano e com os novos prefeitos, esperamos que os índices melhorem”, disse o presidente do TCE-SE, Clóvis Barbosa.

 

O trabalho de apuração do IEGM, coordenado pelo IRB em parceria com os Tribunais de Contas brasileiros, parte de 7 dimensões de controle, selecionadas a partir de sua posição estratégica no contexto das finanças públicas — Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governança da Tecnologia da Informação ? e de 143 quesitos de avaliação.

 

O índice foi composto pela combinação de dados governamentais, dados de prestação de contas e informações levantadas a partir de questionários preenchidos pelas Prefeituras Municipais, e a sua classificação se dá por conceitos, A, B+, B, C+, C, para que não haja exposição numérica de ranking na apresentação de resultados.



À disposição de todos aqueles que querem melhorar a administração pública no país, o IEGM Brasil 2016 é um banco de dados prático e funcional, pois é um índice perene, de livre acesso, as informações são apresentadas de forma clara e intuitiva, a partir do mapa do Brasil, e a sua consulta pode ser realizada por Estado, região e município, o que permite, entre outras, análises comparativas, múltiplas visões sobre a gestão municipal e melhor diagnóstico quanto aos resultados das ações dos agentes políticos.

 

Aos prefeitos, vereadores e munícipes, o IEGM Brasil possibilita a aferição de resultados, correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento, favorecendo o controle social ao evidenciar a correspondência entre as ações dos governos municipais e as exigências da sociedade.


Aos Tribunais de Contas possibilita o aperfeiçoamento da ação fiscalizatória, principalmente para a avaliação de políticas públicas, pois acrescenta muita qualidade ao acompanhamento preventivo e concomitante exercido pelo controle externo, favorecendo o aperfeiçoamento da administração pública em benefício da sociedade.


O Presidente do IRB Sebastião Helvécio sempre afirma que a qualidade do gasto público é tão importante quanto a quantidade. “É promissor o trabalho que se anuncia, a partir do IEGM, para os Tribunais de Contas, que são os guardiões do erário. A entrega de produtos para a sociedade deve estar na alça do nosso trabalho”.



A tese do IEGM Brasil já foi levada pelo IRB, em desenvolvimento e implementação de parcerias, à Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) e à Organização das Nações Unidas (ONU) / Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e reconhecida como ferramenta extremamente útil para garantir a plena eficácia das ações de gestão governamental com base nos interesses da sociedade.

 

TCE/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.