Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe registra o maior embarque de petróleo da história do Tecarmo 31 de Janeiro 5H:29
COTIDIANO

Sergipe registra o maior embarque de petróleo da história do Tecarmo

Após um ano de reativação do Polo Carmópolis, pela Carmo Energy, produção de petróleo aumenta em mais de 100%

 

O mês de janeiro registrou o embarque de mais de 590 mil barris de petróleo sergipano em navio na costa do estado. Este foi o maior carregamento de toda a história do Tecarmo, que recepciona, estoca e direciona toda a produção do Polo Carmópolis - reativado há mais de um ano pela Carmo Energy, após a saída da Petrobras. O embarque foi o quinto desde o início das operações.

Em pouco mais de um ano de operação, o Polo Carmópolis registrou um aumento da produção em mais de 100%, se comparada à quantidade inicialmente produzida. Quando a Carmo Energy assumiu o polo, em dezembro de 2022, a produção era de 3,8 mil barris de petróleo por dia. Após um ano, em dezembro de 2023, a empresa apontou uma produção próxima a 8,6 mil barris de petróleo por dia.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, reforça a importância da reativação do Polo e retomada da exploração de petróleo e gás. “O setor de óleo e gás ajuda a impulsionar o desenvolvimento de Sergipe, com geração de muitos empregos diretos e indiretos, e ainda afetando positivamente serviços no entorno dos campos de exploração”, destaca Valmor.

Desenvolvimento para Sergipe

Com o retorno do Polo, a Carmo Energy gera 489 empregos diretos e 3.260 terceirizados, sendo mais de 70% da força de trabalho sergipana. Ao longo de 2023, foram 46 milhões de dólares investidos na operação. Já para os próximos dez anos, a perspectiva de investimento é de pelo menos 800 milhões de dólares.

A perspectiva para os próximos anos é de crescimento nos postos de trabalho, uma vez que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a prorrogação da produção por mais 27 anos. Com isso, a exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural no Polo Carmópolis será estendida até 2052.

Sergipe também tem um retorno financeiro com a produção através dos royalties gerados. O valor total de royalties repassado pela Carmo Energy em 2023 para a ANP foi de mais de R$ 73,5 milhões. Destes, Sergipe arrecadou mais de 47,6 milhões de reais - representando aproximadamente 65% do total pago pela Carmo Energy à ANP.

Perspectivas para 2024

Neste ano, a produção de petróleo deve aumentar ainda mais, já que o polo tem potencial de produzir de 25 a 30 mil barris de óleo por dia. Atualmente, a Carmo Energy gerencia 3.674 poços, 26 estações coletoras e 350 quilômetros de gasodutos e oleodutos. A empresa deve abrir ainda 175 novos poços, sendo que três já passaram por perfuração.

“Já temos 15 sondas de perfuração em operação no Polo Carmópolis. A expectativa para este ano é que mais 26 sondas cheguem ao estado para que novos poços sejam perfurados, gerando também novos postos de trabalho. Estamos dando mais um passo no caminho do desenvolvimento econômico e social de Sergipe, impulsionado pelo setor de óleo e gás”, frisa o gerente regulatório da Carmo Energy, Philipe Passos.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Foto: Arthuro Paganini

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.