Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe recebeu 103 novas empresas nos últimos 7 anos 28 de Abril 18H:48

Sergipe recebeu 103 novas empresas nos últimos 7 anos

Oportunidade é o que os investidores encontram em Sergipe. Desde 2007, 103 novos empreendimentos se instalaram aqui e geram mais de 12 mil empregos diretos. São investimentos que, em quase sua totalidade, recebem incentivos do Governo do Estado e investem na capacitação para aproveitamento da mão de obra local.
Os empregos diretos, criados a partir dos últimos empreendimentos atraídos pelo Governo, estão distribuídos em dezenas de setores e espalhados por todas as regiões que compõem o território sergipano. Essas empresas são beneficiadas por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), administrado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise).

Para a concessão de incentivos, os empreendimentos passam por uma avaliação do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI), que coordena e propõe diretrizes, prioridades e mecanismos necessários. É preciso que o empreendimento seja industrial, agroindustrial ou turístico, e que tenha ações voltadas para a tecnologia da informação e fabricação de materiais e equipamentos para infra-estrutura de comunicação.


Os últimos investimentos implantados abrangem os setores de telemarketing, artefatos plásticos, metalurgia, fabricação de colchões, beneficiamento de arroz, confecção, curtume, artefatos de cerâmica, fabricação de especiarias, molhos e condimentos, comércio e indústria de cabos elétricos para fins automotivos, tecelagem de fios de algodão, artefatos de cimento, minerais não metálicos, produtos químicos, dentre outros.

Mesmo não fazendo parte do grupo de beneficiários do PSDI, o setor de telemarketing também chegou a Sergipe e apenas uma empresa, atraída pelo Governo do Estado, gera cerca de 6 mil empregos, com pouco mais de um ano de funcionamento. Os empresários responsáveis pelo empreendimento tiveram a oportunidade de conhecer Sergipe e suas oportunidades, através da participação do ex-governador Marcelo Déda no Seminário Internacional Brasil-Itália, realizado em 2011, na capital italiana, Roma.

Centros comerciais
Outro setor que conta com o apoio do Governo é o de shoppings centers. Em Aracaju, um novo centro de compras está em fase de implantação, no bairro Industrial, e irá gerar 4.300 empregos diretos e indiretos. Nos últimos anos, a ideia desses empreendimentos também tem sido levada ao interior do Estado, que começou pelo município de Nossa Senhora do Socorro e agora segue para Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora da Glória, com obras em andamento. “Além de atender às necessidades de consumo da população da região, os shoppings geram um grande número de empregos e oportunidade de renda, levando em consideração que cada loja de pequeno porte, por exemplo, deve gerar 3 empregos, em média, e uma loja de grande porte deve gerar em torno de 200 empregos”, explica Saumíneo.

Novos empregos
Ainda em 2014, a previsão é de que mais uma grande empresa de telemarketing chegue ao estado, gerando aproximadamente seis mil empregos diretos. Também haverá a ampliação no número de empregos gerados pela fábrica japonesa Yazaki, que deverá aumentar a atuação da Bahia e inserir Pernambuco e Sergipe como mercados consumidores.

Outros contatos estão sendo realizados com investidores nacionais e internacionais para a chegada de novas empresas em atividades/setores ainda não existentes em Sergipe. “Neste mês de abril contamos com a geração de mais 100 empregos, a partir da ampliação de produtos de uma fábrica de laticínios, instalada em Muribeca”, lembra o secretário Saumíneo Nascimento, acrescentando que este ano também serão concluídos projetos específicos e de engenharia da montadora Amsia Motors, que tem a expectativa de gerar aproximadamente 4 mil empregos diretos no estado.

Já em 2015, a previsão é de que a Indústria Vidreira do Nordeste, do grupo Saint Gobain, esteja em pleno funcionamento. O lançamento da sua pedra fundamental aconteceu no último dia 24 de março, no município de Estância, onde será instalada a fábrica. Será um investimento de mais de R$ 250 milhões, com a criação de 485 empregos durante a obra e 195 quando entrar em funcionamento.

Qualificação para receber investidores internacionais
Paralelo à geração de empregos, o Governo tem buscado ainda qualificar os jovens sergipanos, por meio de lançamentos de editais e bolsas de estudos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, que contemplam desde estudantes do ensino médio a cientistas, pós-doutorandos.

Aprimorando o processo de atração de investimentos, no último dia 14 de abril, foram empossados 28 tradutores públicos e intérpretes comerciais, após a realização de concurso público. Esses tradutores estreitarão e simplificarão, ainda mais, os investimentos internacionais realizados no Estado, fortalecendo assim o desenvolvimento econômico local.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.