Poder e Cotidiano em Sergipe
Sefaz investe em nova estrutura de fiscalização no trânsito de mercadorias e auditoria a estabelecimentos 30 de Dezembro 15H:57

Sefaz investe em nova estrutura de fiscalização no trânsito de mercadorias e auditoria a estabelecimentos

As atividades de fiscalização no trânsito de mercadorias e na auditoria a estabelecimentos comerciais estão recebendo investimentos constantes para aumentar a eficiência das ações e proporcionar avanços tecnológicos no combate à sonegação fiscal.

   
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) está realizando um trabalho contínuo de aparelhamento, reestruturação e modernização dos procedimentos de fiscalização e auditoria fiscal que contempla recursos físicos e tecnológicos com o intuito de oferecer condições de trabalho cada vez melhores ao auditor estadual na execução das suas tarefas.


A superintendente de Gestão Tributária da Sefaz, Silvana Maria Lisboa Lima, explica que fiscalização móvel, combinada com o aumento do uso da tecnologia, tem se mostrado muito mais eficiente no combate à sonegação do que a presença estática dos postos fiscais, que podem ser facilmente evitados.


Nas ações de fiscalização de mercadorias em trânsito pelo Estado, a Sefaz investiu R$ 750 mil na aquisição de três veículos tipo furgão que para serem utilizados como postos fiscais móveis. Os veículos, modelo Fiat Ducato 2015, possuem toda a infraestrutura para atuação dos auditores fiscais.


“Por vários motivos, os postos fiscais fixos estão se tornando obsoletos. Um dos motivos é a facilidade que se tem de utilização de desvios e rotas alternativas para burlar a fiscalização. Os postos móveis e a ampliação das equipes volantes de fiscalização se tornam muito mais eficazes no combate à sonegação”, explicou .
 

Entre agosto e setembro último, a Central de Operações Especiais da Secretaria de Estado da Fazenda teve a frota de veículos totalmente renovada, com a entrega de 24 viaturas zero quilômetro. Foram 15 veículos modelo Cobalt e 9 modelo Gol exclusivamente para atuar na fiscalização.


Silvana destacou ainda o desenvolvimento de novos sistemas para ampliar a capacidade de recuperação de créditos tributários e otimizar o planejamento de ações de cobrança, resultando em maior eficácia na recuperação de dívidas, como o Sistema de Classificação do Crédito Tributário; o Sistema do Auditor Eletrônico; e a virtualização do Processo Administrativo Fiscal.


“A Sefaz tem direcionado investimentos significativos nas áreas de fiscalização e auditoria, oferecendo estrutura física e tecnológica cada vez mais moderna para combater a evasão fiscal e a sonegação”, reforçou.


Ascom Sefaz

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.