Poder e Cotidiano em Sergipe
Projetos exemplares da gestão pública são premiados com o Prefeitura Empreendedora 16 de Abril 15H:19
COTIDIANO

Projetos exemplares da gestão pública são premiados com o Prefeitura Empreendedora

O prêmio do Sebrae contemplou 22 ações municipais de destaque nos últimos dois anos

O Sebrae premiou nesta segunda-feira, 15, as gestões municipais em oito categorias com 12° Prêmio Prefeitura Empreendedora. Cinquenta e sete projetos de incentivo e apoio aos pequenos negócios foram avaliados pelo corpo técnico nos últimos dois anos e 22 deles receberam reconhecimento nesta noite de celebração.

O concurso é realizado há mais de 20 anos e tem o intuito de valorizar e estimular as ações que levem a melhores práticas de gestão pública para os pequenos negócios dos municípios premiados, além de apresentarem exemplos a serem seguidos de gestão responsável e comprometida com a comunidade.

Para a superintendente do Sebrae/SE, Priscila Felizola, esta é uma oportunidade única para as prefeituras e suas equipes divulgarem suas iniciativas de sucesso.

“É um prêmio muito importante para todos nós. Reconhecer gestores e suas equipes que vêm transformando a vidas da população e das suas cidades é uma forma de valorizarmos as prefeituras que promovem o desenvolvimento social e econômico dos municípios sergipanos. Estamos levando as iniciativas do Sebrae por todo estado, hoje tivemos muitas cidades do interior sendo premiadas, pois entendemos que o verdadeiro sucesso é a soma dos pequenos esforços repetidos dia após dia”

De todas as 41 prefeituras inscritas, 36 chegaram à final com projetos que precisaram se encaixar nas seguintes categorias: Cidade Empreendedora; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Sala do Empreendedor; Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Sustentabilidade e Meio Ambiente; e Turismo e Identidade Territorial.

A gestora estadual do Prêmio, Marianita Mendonça ressaltou que os trabalhos apresentados são grandes incentivadores para o crescimento da economia do estado. “Hoje celebramos as boas práticas de fomento ao empreendedorismo nos municípios sergipanos. Esperamos que elas se estendam a outros gestores país afora, e possam ajudar na criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios, consequentemente, gerando mais renda e emprego”, disse.

Em consonância com a gestora, o prefeito de Indiaroba, Adinaldo Nascimento, vê o Sebrae como imprescindível para a idealização e realização de projetos. “É uma grande honra estar aqui representando o povo de Indiaroba com esse prêmio do Sebrae, que é um verdadeiro parceiro no desenvolvimento das cidades. A moeda Aratu é hoje uma referência de desenvolvimento e vem para provar que não existe cidade pobre, mas cidade empobrecida. Com circulação de riqueza temos crescimento social e econômico, como o Sebrae tem nos mostrado”, afirmou.

A Prefeitura de Indiaroba, venceu a categoria Inclusão Produtiva e ficou com o 2º lugar em Compras Governamentais, com os projetos “Moeda Social Aratu – desenvolvimento e dignidade em nossa comunidade” e “Camarão na Escola: inclusão produtiva e democratização do marisco”, respectivamente.

Prefeituras vencedoras

Os primeiros colocados em cada categoria ainda concorrerão pela etapa nacional, realizada em Brasília, no mês de junho. Alguns municípios participaram de várias categorias e foram premiados mais de uma vez, como foi o caso das Prefeituras de Itabaianinha, Indiaroba, Campo do Brito, Boquim e Lagarto. Confira abaixo todos os vencedores de cada categoria:

Categoria Cidade Empreendedora
1º lugar: Itabaianinha, com o projeto Empreender para o Futuro; 2º lugar: São Cristóvão, com o Festival do Camarão; e 3º lugar: Pirambu, com a Feirinha de Artesanato Pirambuense.

Compras Governamentais
1º: Moita Bonita, com o projeto Desenvolve Moita; 2°: Indiaroba, Camarão na Escola: inclusão produtiva e democratização do marisco; e 3°: Pacatuba, com Mãos que plantam, prosperam.

Empreendedorismo na Escola
1º: Campo do Brito, com o projeto Empreendedorismo educacional em Campo do Brito; 2°: Nossa Senhora das Dores, com Projeto de vida, Educação Empreendedora e Financeira; e 3°: Santa Luzia do Itanhy, com Coral Rubens Donato, rios de pedras preciosas.

Inclusão Produtiva
1º: Indiaroba, com Moeda Social Aratu – Desenvolvimento e dignidade em nossa comunidade; 2°: Boquim, com Modernização produtiva e gestão: Plantas Ornamentais de Boquim; e 3°: Itabaianinha, com Empreende Mulher.

Sala do Empreendedor
1º: Propriá, com Compra Premiada e 2°: Pedrinhas, com Sala do Empreendedor Criativa.

Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo
1º: Muribeca, com o projeto Zona de Interesse Econômico e 2°: Lagarto, com Prolagarto.

Sustentabilidade e Meio Ambiente
1º: Boquim, com o projeto Gestão e Sustentabilidade: plantas ornamentais de Boquim, 2°: Campo do Brito, com Campo do Brito mais Verde; e 3°: Lagarto, com Reciclagem não é Lixo.

Turismo e Identidade Territorial
1º: Canindé de São Francisco, com Tradições Sustentáveis: Canindé em Comunhão com a Natureza; 2°: Riachão do Dantas, com Festival de Inverno de Palmares; e 3°: Umbaúba, com O marketing territorial como estratégia de desenvolvimento regional.

Fonte: Sebrae SE

Foto: César Oliveira

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.