Poder e Cotidiano em Sergipe
Projeto que permite pagamento de boletos vencidos em qualquer banco é aprovado no Senado 17 de Outubro 14H:48
COTIDIANO | Por Max Augusto

Projeto que permite pagamento de boletos vencidos em qualquer banco é aprovado no Senado

De autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) permite que instituições bancárias recebam boletos após a data de vencimento. Atualmente, bancos só recebem títulos que estão dentro da data limite.

O PLS 138/2009 foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em caráter terminativo, e que segue para a Câmara dos Deputados.

O senador Valadares defendeu a proposta, já que o sistema adotado no Brasil permite a integração entre as instituições financeiras. “Se existe essa integração, não é necessário que o consumidor se dirija ao banco específico para efetuar o pagamento”, reforçou.

O senador comemorou a aprovação e pediu celeridade na tramitação da matéria na Câmara dos Deputados. Ele lembrou que, desde julho, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), está implantando essa medida de forma escalonada. “É importante que a norma vire lei para que todos possam pagar os boletos vencidos independentemente do valor”, disse.

O relator, senador Dalirio Beber (PSDB-SC), emitiu parecer favorável, alterando o prazo de início do cumprimento da lei, de 360 para 180 dias. Sendo assim, os bancos terão seis meses, após a sanção da lei, para se ajustar.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do senador Valadares

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.