Poder e Cotidiano em Sergipe
Projeto criminaliza divulgação da intimidade sexual da mulher 9 de Agosto 8H:57

Projeto criminaliza divulgação da intimidade sexual da mulher

Em reunião nesta quarta-feira (9), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) deverá apreciar o substitutivo apresentado ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 18/2017, que tipifica a exposição pública da intimidade sexual da mulher, que passa a constituir uma das formas de violência doméstica e familiar. 

 

A proposta, que tipifica o crime de divulgação de cena de nudez ou de ato sexual de caráter privado, prevê pena de reclusão de seis meses a dois anos para quem divulgar, publicar ou disponibilizar fotografia, vídeo ou qualquer outro registro que contenha cena de nudez ou de ato sexual de caráter privado, sem o consentimento das pessoas envolvidas.

 

A pena será aumentada de um terço a metade se o crime for cometido por motivo torpe; contra pessoa que, no momento do registro da cena de nudez ou do ato sexual, não podia oferecer resistência ou não tinha o necessário discernimento e contra pessoa com deficiência.

 

Ao projeto - que altera o artigo 7 da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e acrescenta o Capítulo I-A e o artigo 216-B ao Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940) - foram apensadas outras cinco proposições (PL 5.822/2013, PL 6.630/2013, PL 6.713/2013, PL 6.831/2013 e PL 7.377/2014), todas tratando de questões atinentes à chamada “vingança pornográfica”, conduta que envolve a exposição, à revelia da pessoa retratada, de cenas de intimidade, em geral relacionadas à nudez, sexo ou atos violentos envolvendo crime sexual.

 

Dada a gravidade do crime e para que o custo de se ajuizar a ação penal privada não funcione como um entrave à persecução penal, o projeto estabelece que a nova infração penal se proceda mediante ação penal pública condicionada à representação.

 

A proposta (PL 5.555/2013, na Casa de origem), foi apresentada pelo deputado João Arruda (PMDB-PR), tendo sido relatada pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

 

Agência Senado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.