Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura e médicos constroem proposta de consenso para o fim da greve da categoria 20 de Abril 18H:42

Prefeitura e médicos constroem proposta de consenso para o fim da greve da categoria

A paralisação de parte dos médicos da rede municipal de saúde está próxima do fim. É o que foi assegurado nesta quinta-feira, 20, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, após reunião com o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed).

 

Dando prosseguimento ao processo de diálogo com a categoria, o gestor municipal construiu uma proposta de consenso para o encerramento da greve.

 

Os médicos se reunirão em assembleia na próxima segunda feira, 24, quando apresentarão aos profissionais a proposta. Além do prefeito e da comissão do Sindimed, estiveram presentes os secretários André Sotero (Saúde), Carlos Cauê (Governo) e Jefferson Passos (Finanças).

“A partir de uma discussão, chegamos a uma proposta em comum à Prefeitura e ao sindicato. Os médicos irão analisá-la na segunda-feira e, a partir daí, o retorno ao trabalho. Após a análise em assembleia, o próprio sindicato anuncia o fim da greve. Como sempre, nos colocamos à disposição e mostramos o nosso esforço para resolver a questão. Tenho a esperança de que nós encerraremos a greve na próxima segunda-feira”, informou Edvaldo Nogueira.


 
Ainda segundo o prefeito, a grande preocupação é com a população, já que o serviço de saúde estava prejudicado por conta da paralisação dos médicos. “Nós já avançamos bastante na área da saúde. Estamos com o abastecimento de 94% dos medicamentos de volta nos postos de saúde, estamos reestruturando as unidades e realizando um bom trabalho. Com a possibilidade do fim da greve,  a gente começa a dar passos adiante para melhorar cada vez a saúde pública no município de Aracaju”, destacou.


 
Edvaldo voltou a enfatizar todo o esforço feito pela gestão para pagar o salário dos servidores ativos e inativos em dia. “Pagamos em três meses cinco salários. Pagamos o salário de dezembro, através de uma operação de crédito, e 13º salário que estavam atrasados da gestão anterior. Efetuamos os pagamentos dos meses de janeiro, fevereiro e março em dia. Vamos trabalhar para pagar abril em dia também. Por isso mesmo estamos confortáveis em propor e encontrar uma solução conjunta para o problema da greve dos médicos”, pontuou.



Apesar de não adiantar o conteúdo da proposta definida na reunião, o presidente do Sindimed, João Augusto Oliveira, declarou que existe uma possibilidade real de final da greve. “Houve uma proposta consensual que vai contemplar outros segmentos que não optaram em realizar o empréstimo. Nós vamos levar para a assembleia o que foi criado consensualmente. A gente não pode adiantar a proposta, mas a chance da categoria aceitar é grande”, afirmou.
 


O secretário Municipal da Saúde, André Sotero, afirma a necessidade do fim da greve para que a população volta a ser assistida da melhor maneira. “Gostaríamos que essa greve nem tivesse começado em janeiro. Essa proposta construída hoje não prejudica as finanças da Prefeitura e possibilita a volta dos profissionais ao trabalho”, disse.
 

Diálogo aberto
 
Desde a primeira semana do seu governo, Edvaldo Nogueira tem estado aberto ao diálogo com os médicos. Só no mês de janeiro, o prefeito recebeu a categoria em duas reuniões. Com a deflagração da greve no dia 21 de janeiro, a gestão municipal manteve as negociações com os profissionais, recebendo os grevistas em várias ocasiões através dos secretários André Sotero e Jefferson Passos. Na última terça-feira, 18, o prefeito e os secretários municipais Jefferson Passos (Finanças), Carlos Cauê (Governo) e André Sotero (Saúde) receberam uma comissão do Sindimed para discutir o fim da greve e, nesta quinta, 20, retomou as discussões.
 

Adesão dos médicos
 
A operação especial de crédito criada pela Prefeitura junto aos bancos públicos para pagamento integral dos salários de dezembro, deixados pendentes pela gestão anterior, teve a adesão de 60% dos médicos. Além disso, 100% destes profissionais receberam em dia os salários de janeiro, fevereiro e março. O 13º salário, que também não foi honrado pela administração anterior, foi pago integralmente a todos os servidores.

 

AAN

Foto: Janaína Santos

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.