Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeito Edvaldo autoriza início da reestruturação da avenida Tancredo Neves: 30 de Janeiro 14H:38
PODER

Prefeito Edvaldo autoriza início da reestruturação da avenida Tancredo Neves: "mais um sonho concretizado"

O prefeito Edvaldo Nogueira autorizou, nesta terça-feira, 30, o início das obras de reestruturação da avenida Tancredo Neves. A intervenção, que integra o projeto "Aracaju Cidade do Futuro" - um pacote de 24 obras estruturantes que estabelecerão um novo marco de transformação da cidade -, garantirá uma completa revitalização da maior via em extensão do município, possibilitando aos condutores que trafegam pela avenida mais segurança e contribuindo para melhorar ainda mais a mobilidade urbana da capital. Ao autorizar o início dos trabalhos, Edvaldo destacou que a obra representa o cumprimento de mais um compromisso firmado com os aracajuanos.

"Aqui, realizamos mais um sonho, contribuindo de maneira efetiva para a melhoria da mobilidade urbana da nossa capital. Estamos iniciando hoje a reestruturação de uma das maiores avenidas de Aracaju, somada a sua extensão, nos dois fluxos, demonstrando o nosso compromisso com a população que passa por aqui diariamente e que nos pedia para que essa obra fosse realizada. São 15 quilômetros, ao todo, de uma avenida que corta a cidade e que recebe cotidianamente um grande volume de veículos por ser um dos principais acessos à capital, além de levar ao terminal rodoviário e ao Hospital João Alves. Portanto, será uma obra completa, com o reforço do pavimento na terceira faixa por onde passam os veículos de grande porte, e que engloba a recuperação da ciclovia, das calçadas e da rede de drenagem. Então, estou extremamente feliz", afirmou.


Edvaldo ressaltou também que a atual gestão tem investido, efetivamente, para garantir uma cidade cada vez mais moderna, sustentável, tecnológica e que "pensa no futuro da população". "E esse trabalho perpassa pela reestruturação das principais vias da cidade. Por isso, nós já recuperamos os corredores de transporte da Beira Mar, Hermes Fontes, Augusto Franco, Centro/Jardins, estamos iniciando a recuperação da avenida Tancredo Neves e, dentro do programa Aracaju Cidade do Futuro, ainda contemplaremos as avenidas Maranhão e Visconde de Maracaju", reiterou o prefeito acrescentando que os trabalhos na via serão executados em três turnos para dar celeridade à obra. "Vamos trabalhar manhã, tarde e à noite, já que se trata de uma avenida pouco habitada, para concluir antes do tempo previsto", completou.


Conforme explicou o secretário municipal de Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sergio Ferrari, a reestruturação da via inclui fresagem do pavimento, recapeamento asfáltico, recuperação da rede de drenagem pluvial, reestruturação de passeios e ciclovias, sinalização viária e acessibilidade. O presidente da Emurb acrescentou ainda que o projeto foi dividido em três etapas, dada a sua complexidade.


"Será uma repaginação completa da avenida para torná-la mais próxima da necessidade da cidade. O último recapeamento que foi feito nesta via foi em 2001, e depois foram feitos alguns trabalhos pontuais para melhoria. Hoje, iniciamos neste ponto e vamos até o trecho da avenida Marechal Rondon para depois fazer no outro sentido do mesmo trecho. Depois, o segundo trecho partirá da avenida Marechal Rondon até o trevo do Terminal DIA e volta. Em seguida, iremos do Distrito Industrial até a avenida Beira Mar. Lembrando que essas etapas podem ser alteradas durante o andamento da obra porque analisaremos todos os dias se há algum tipo de transtorno sendo causado e quais as melhores alternativas para minorar os impactos", explicou.


Organização do trânsito


Diante da magnitude da obra, serão realizadas alterações no trânsito a fim de reduzir os impactos para a população. Deste modo, o superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, ressaltou que foi feito um planejamento antecipado para garantir as melhores alternativas, entre rotas, bloqueios e sinalização, auxiliando os motoristas no momento em que a avenida estiver com um fluxo mais lento devido às intervenções.


"Estamos fazendo uma comunicação prévia com a sociedade para avisar que haverá lentidão, dar rotas alternativas, além de informar sobre as alterações no transporte público. É muito importante a população se apropriar dessas informações, sobretudo para quem utiliza o transporte coletivo, pois haverão mudanças. Os agentes de trânsito estarão posicionados, mas é importante que os aracajuanos saiam mais cedo de casa, sejam pacientes e respeitem a sinalização. É uma obra que precisa de cautela, mas com programação vamos vencer essa etapa e ter um grande benefício para todos", reforçou o superintendente.


A reestruturação da avenida Tancredo Neves foi iniciada nas imediações do viaduto de entrada da capital, sentido Leste, no trecho do cruzamento com a avenida Chanceler Osvaldo Aranha. Nesta primeira fase, a obra se estenderá até o cruzamento com a avenida Marechal Rondon e as alças do viaduto que dão acesso às avenidas Tancredo Neves e Osvaldo Aranha, sentido Centro, ficarão temporariamente bloqueadas.


Os condutores que trafegarem pela BR-235 em direção à capital e desejarem acessar a Tancredo Neves, sentido Terminal Dia, uma das opções será convergir próximo à antiga concessionária Maracar, entrar na avenida Carlos Rodrigues da Cruz e seguir pela avenida Marechal Rondon para acessar a Tancredo Neves.


Outra rota alternativa é para quem estiver na avenida Tancredo Neves, sentido Terminal Dia/saída da cidade, e desejar acessar o Centro Administrativo, no bairro Capucho. Os condutores entrarão à direita, na avenida José da Silva Ribeiro Filho, seguirão pela rua Paraguaçu, acessarão as ruas Venezuela e Argentina, retornando para a avenida José da Silva Ribeiro Filho, seguindo pela avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz.


Estiveram presentes no ato o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, representando o governador Fábio Mitidieri, Luiz Roberto Dantas; a ex-deputada estadual Maria Mendonça; os vereadores Manuel Marcos, Anderson de Tuca e Soneca; o ex-vereador Fábio Meireles e secretários municipais.


Foto: Ana Lícia Menezes | PMA

Fonte: Agência Aracaju de Notícias

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.