Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeito Edvaldo abre segundo dia do Smart Gov NE realizado em Aracaju 11 de Abril 12H:54
COTIDIANO

Prefeito Edvaldo abre segundo dia do Smart Gov NE realizado em Aracaju

Aracaju está sediando este ano a 2ª edição do Smart Gov Nordeste, realizado pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti).

O evento, iniciado na quarta-feira, 10, tem continuidade ao longo desta quinta-feira, 11, e traz como tema “Inteligência artificial - transformação dos serviços públicos e seus impactos”. A escolha da capital sergipana como sede do primeiro evento da Anciti realizado este ano, ocorreu em virtude das experiências com o uso da tecnologia na cidade para oferecer serviços para a população. Neste segundo dia de encontro, o prefeito Edvaldo Nogueira abriu os trabalhos, destacando a importância da tecnologia para os municípios e enfatizando os avanços alcançados na gestão da capital, através do uso de ferramentas em prol do desenvolvimento social e da melhoria nos serviços aos aracajuanos.

“Estou muito feliz com o sucesso deste evento que está sendo realizado na nossa capital. Vivemos o século das cidades e elas são os elementos com a maior capacidade de resolutividade dos problemas sociais. Por isso, as prefeituras sempre encontram respostas e saídas, pois a cidade não para, mesmo nas crises. No caso das cidades inteligentes, há um ponto de intersecção entre igualdade e eficiência. Não podemos transformar a tecnologia em um fetiche, ela precisa ser utilizada para resolver os problemas das cidades. Ao longo dos anos, tivemos uma grande evolução tecnológica em Aracaju, por exemplo, com mais de 1.100 serviços ofertados de forma online, implantação de ferramentas tecnológicas nas escolas, nas unidades de saúde, mais de 400 quilômetros de fibra óptica, além dos investimentos como um todo, que já somam mais de R$ 1 bilhão. A inteligência artificial e a tecnologia servem à humanidade e para melhorar a vida das pessoas. Sou otimista com isso e acredito que, quanto maior a possibilidade de uso para a resolução de problemas, maior será o nosso crescimento e desenvolvimento. A consequência disso é uma cidade melhor, mais humana e progressista”, afirmou.

O diretor-presidente da Anciti, Johann Dantas, destacou como o uso da tecnologia é fundamental para a resolutividade de problemas e explicou como esse encontro pode promover uma troca de ideias que proporcionem resultados positivos para as cidades. Para ele, a capital sergipana possui exemplos que devem ser replicados em outras cidades brasileiras.

“Estamos com mais de 60 cidades aqui, tivemos apresentação de casos reais vividos pelos municípios e não falamos apenas dos sucessos, mas também dos problemas e desafios encontrados, com receitas que não deram certo. Nada melhor do que a experiência daqueles que já aplicaram ferramentas para a gente ter noção sobre um resultado, vantajoso ou não. Do ponto de vista das empresas, temos uma série delas que estão apresentando o que há de mais moderno no ramo da tecnologia, seja voltado a dados ou saúde, por exemplo. Temos ainda empresas públicas de âmbito nacional que trabalham com tecnologia, o que demonstra o compromisso de responsabilidade para se falar de tecnologia no aspecto de cidade e de pessoas. Ao longo dos últimos quatro anos identificamos um salto em Aracaju no ponto de vista tecnológico. Na educação, o Escola Tech é um programa que há de ser replicado em outras escolas do Brasil, sem contar com o compromisso da Prefeitura no sentido da tecnologia ser uma pauta transversal em todos os cenários, o que demonstra o compromisso do poder público com a população”, pontuou.

Termo de fomento
O evento realizado na capital sergipana deixará um legado no compartilhamento de experiência entre os municípios. Uma das principais marcas disso será a formação de uma importante parceria entre três cidades: Aracaju, São Paulo e Porto Alegre. Está sendo assinado um termo de cooperação entre elas para o compartilhamento de tecnologias que promovem o desenvolvimento e garantem mais qualidade de vida para as pessoas. Através dele, o uso de diversas ferramentas tornará essas cidades ainda melhores para suas respectivas populações, como explicou o diretor de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Aracaju, Walter Andrade Júnior.

“Aracaju se credencia como uma das cidades mais inovadoras, não só por uma questão tecnológica, mas por pensar na tecnologia como um meio para resolver os problemas do município. Trazer um evento desse para a capital é extremamente importante, pois mostra que a cidade já possui projetos em execução e está de acordo com o que as cidades vêm pensando. Tecnologia sempre será um meio para alcançar um objetivo, para trazer algo melhor para as pessoas. Com o Smart Gov aqui em Aracaju, teremos contato com outras cidades com desafios similares e, com isso, trocamos experiências. Um dos frutos desse encontro é o primeiro termo de cooperação entre as cidades de Aracaju, São Paulo e Porto Alegre, para compartilhar melhores práticas tecnológicas. Aracaju, por exemplo, tem o Escola Tech, que é uma transformação digital pedagógica. São Paulo vem pensando no uso da inteligência artificial no setor público e Porto Alegre possui um aplicativo que faz análise de pele para saber se a pessoa é suscetível ou não ao câncer de pele. Essa é a ideia, trazer e promover a inovação entre as cidades”, ressaltou.

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

Fonte: Secom/PMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.