Poder e Cotidiano em Sergipe
PIB de Sergipe deve crescer 3,7% em 2022, estima Santander 26 de Setembro 19H:53
ARTIGOS

PIB de Sergipe deve crescer 3,7% em 2022, estima Santander

Segundo estudo com projeções do banco, crescimento do Estado também deve superar média nacional no ano

ARACAJU - Com contribuição positiva de todos os setores da economia, o Produto Interno Bruto (PIB) de Sergipe deve crescer 3,7% em 2022. A alta, se confirmada, será a terceira maior entre todos os nove estados do Nordeste no ano, atrás de Piauí (5,5%) e Alagoas (4,8%). As estimativas fazem parte de um estudo especial do Departamento Econômico do Santander sobre economia regional.

Realizado anualmente, o levantamento apresenta projeções do banco por estados e regiões do País para o horizonte de 2020 a 2023. Os últimos dados oficiais do IBGE para as economias estaduais foram publicados em 2019. Nas projeções do Santander, o PIB brasileiro vai avançar 2,6% este ano, enquanto a região Nordeste deve mostrar alta de 1,7%.

Nos cálculos de Gabriel Couto, economista do Santander e autor do estudo, os serviços serão a principal influência positiva para o crescimento sergipano em 2022. O setor representa 75,2% do PIB do estado, e deve aumentar 4,3% no ano, ante expectativa de alta de 3,3% na média do País e de 2% no Nordeste.

“Pelo segundo ano consecutivo, os serviços devem apresentar alta no Sergipe. Estimamos que a reabertura da economia tenha permitido que o setor de serviços no Nordeste compensasse totalmente em 2021 a contração de 2020”, diz Couto. No ano passado, o Santander estima que o PIB dos serviços cresceu 4% em Sergipe e 3,3% na média do Nordeste, após retrações de 3% e 3,8% em 2020, respectivamente.


Com crescimento previsto em 4,5%, o PIB agropecuário também deve contribuir com a expansão da economia sergipana este ano, calcula Couto, expectativa bastante superior à do Nordeste (1,7%) e um contraponto à queda de 0,3% prevista para o setor agro na média do País.

“O agro deve apresentar uma recuperação relevante em Sergipe, considerando que houve recuo de 3% em 2021. O setor tem peso de 5,1% na economia do estado, enquanto a média no Nordeste é de 6,5%”, aponta o economista.

Na indústria, a perspectiva é de perda de fôlego, mas ainda com comportamento positivo. Depois de crescimento de 3,6% em 2021, a expectativa para 2022 é de elevação de 0,3% do PIB industrial sergipano. Na média do Nordeste, o PIB industrial subiu 0,6% no ano passado e vai recuar 0,3% este ano, calcula o Santander.

Segundo o estudo do banco, a indústria é responsável por 19,7% da economia sergipana, pouco acima do peso do setor na média da economia do Nordeste, de 18,5%.


Kauê Diniz


(81) 98848 0876


Assessoria de Imprensa Santander Nordeste/Norte/Espírito Santo
https://www.santander.com.br/institucional-santander/sala-de-imprensa

 
 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.