Poder e Cotidiano em Sergipe
Para Bertulino, João tenta enganar a população com o projeto de congelamento do IPTU 21 de Junho 15H:53

Para Bertulino, João tenta enganar a população com o projeto de congelamento do IPTU

O projeto anunciado como congelamento do aumento do IPTU por 4 anos é mais um engodo do prefeito João Alves, nas vésperas da eleição, para enganar o povo de Aracaju”. A denúncia foi feita pelo líder do PSB, vereador Bertulino Menezes, em pronunciamento durante o grande expediente, em sessão legislativa, na manhã desta terça-feira, 21/06, na Câmara Municipal de Aracaju.

 

Para o líder do PSB, com o envio do Projeto de Lei Complementar nº 04/2016, João Alves tenta enganar a população, enviando uma redação imprecisa sobre a obrigatoriedade do congelamento e o prazo de vigência da decisão, passando a falsa impressão do acongelamento do aumento, - que já atingiu o percentual de 69% -, pelos próximos 4 anos.

 

A bancada do PSB apresentou emenda, corrigindo a redação do PLC. A emenda foi rejeitada pelos vereadores de João, tanto na Comissão de Constituição e Justiça, quanto no plenário da CMA. O PLC do falso congelamento do IPTU teve a redação original aprovada pelos aliados do prefeito.

 

“Por engodo ou desconhecimento, em vez da expressão “obriga o prefeito”, João usou “autoriza o prefeito”, dando ao gestor o direito de escolher se vai fazer um decreto para tornar a decisão efetiva”, explicou o vereador. “Se o futuro prefeito não quiser, não será obrigado a efetivar o congelamento”, advertiu.

 

Prazo

Outro ponto contestado por Bertulino tratou do período de vigência do suposto congelamento, que aparece na redação do PLC nº 04/2016, especificado como exercício subsequente ao ano de 2016, o que limita sua vigência ao ano de 2017, não se estendendo a todo o mandato, que se prolongará até 2020. “No nosso dicionário, está especificada a palavra exercício como o período de um ano financeiro e não ao período de um mandato, que são quatro anos. Só posso imaginar que João, ou sua equipe, age assim por engodo ou por desconhecimento da língua”, elucidou o vereador.

 

Emenda

Para livrar a população, que se declara extorquida pelo aumento exorbitante do IPTU, do engodo do congelamento por 4 anos, conforme vem sendo anunciado diariamente pelo prefeito nas emissoras de rádio e televisão, Bertulino Menezes liderou a bancada do PSB na Câmara para apresentação de uma emenda ao projeto, alterando a redação inicial feita por João nos dois pontos denunciados.

 

A emenda de bancada, subescrita pelos vereadores do PSB Lucas Aribé e Max Prejúizo, tinha o objetivo de substituir a expressão “autoriza o prefeito” por “obriga o prefeito”; Além de alterar o período de vigência, - previsto na proposta de João para “o exercício subsequente”, que limitaria exclusivamente ao ano de 2017 -; para os quatro próximos exercícios financeiros da administração de Aracaju, que contemplaria todo o mandato do próximo.

 

Eleitoreiro

Com esta emenda, explica Bertulino, os vereadores do PSB pretendiam assegurar, na redação da Lei, a obrigatoriedade do prefeito promover a efetividade do congelamento pelo período total de 4 anos, como vem sendo propagandeado por João Alves na imprensa, na véspera da eleição. “Não estou preocupado com a promoção pessoal de caráter eleitoreiro desta decisão de João Alves. O que não aceito é que este projeto sirva de propaganda enganosa, que sirva de engodo, para ludibriar a população”, advertiu o vereador, dirigindo-se à bancada de apoio ao prefeito na CMA.

 

Assessoria do parlamentar

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.