Poder e Cotidiano em Sergipe
Pacto Sergipano pela Primeira Infância é instituído no Tribunal de Contas 27 de Março 5H:40
COTIDIANO

Pacto Sergipano pela Primeira Infância é instituído no Tribunal de Contas

O Acordo de Cooperação que institui o Pacto Estadual da Primeira Infância foi assinado na manhã desta terça-feira, 26, em reunião presidida pelo conselheiro José Carlos Felizola, coordenador da primeira infância do Tribunal de Contas de Sergipe (TCESE). O encontro ocorreu na sede da Corte de Contas sergipana.

 

Na oportunidade, assinaram a adesão ao Pacto representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), dos ministérios públicos de Contas (MPC) e do Estado (MPE), da Defensoria Pública do Estado (DPE) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE). Também integrarão a ação o Governo do Estado, por meio Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), e a Assembleia Legislativa (Alese).

A iniciativa tem o propósito de criar uma agenda compartilhada entre os órgãos envolvidos para facilitar a atuação coordenada e colaborativa, a fim de visualizar um diagnóstico, bem como identificar, disseminar e fomentar a implementação de boas práticas do Marco Legal da Primeira Infância.?
a47e7637-880b-4f86-a24e-1034a5c9e3f7.jpg

"O que se propõe aqui é um pacto para que todos esses atores possam unir forças, tomar conhecimento e implementar políticas públicas através dos governos municipais e estadual, e também o próprio Governo Federal, no intuito de proteção daquelas crianças que vão de zero a seis anos, que é o que a gente chama da primeira infância", explica Felizola.

O defensor-geral do Estado de Sergipe, Vinícius Menezes Barreto, avaliou a iniciativa como moderna e ressaltou a importância para o engajamento das políticas públicas voltadas para essa área. "O Tribunal de Contas é um fomentador também, assim como a Defensoria Pública, de serviços públicos, fomentador de políticas públicas, e como tal estamos aqui hoje vivendo esse exemplo e o Tribunal de Contas ao encampar esse tipo de política está prestando excelente e relevante serviço à sociedade", disse.?

Segundo dados do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal (CEPMMIF), até outubro de 2023, o coeficiente de mortalidade infantil no estado atingiu 19,5 mortos para cada 1.000 nascidos - coeficiente que tem apresentado alta nos últimos dois anos.

"[...] A criança nessa primeira fase de vida, merece todo o nosso cuidado. Já tem estudos que, nessa primeira fase, quanto mais a criança é cuidada, estimulada, atendida nas suas necessidades, mais ela se desenvolve como um adulto saudável. Inclusive, é bom ressaltar que essa importância da primeira infância já vem se estudando há muito tempo", afirma a promotora de Justiça da Infância e Adolescência, Lilian Carvalho.
1abb947a-1170-469c-9b36-b4b6c7957568.jpg

O procurador-geral do MPC, Eduardo Côrtes, conta que essa iniciativa já vem sendo desenvolvida em outros estados e "os resultados por todo o país já são muito animadores. Então, nós acreditamos que aqui também seja. Nós vamos replicar essa experiência e ajudar a divulgar boas práticas de promoção das políticas públicas para a infância".

A assinatura contou também com a presença da coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), juíza Iracy Mangueira; e da vice-presidente da Comissão da Infância e Adolescência da OAB/SE, Verônica Passos;

Workshop

Uma das primeiras ações do Pacto será o Workshop "Primeira Infância é da Nossa Conta", no próximo dia 9 de abril, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

O evento, que ocorrerá das 8h30 às 14h30, reunirá servidores, jurisdicionados, autoridades e vários atores da área para debater aspectos relacionados à Primeira Infância.

"Desafios e iniciativas da atenção à Primeira Infância" e a "A força do Pacto Nacional pela Primeira Infância - Selo Unicef" são temas de duas das palestras a serem ministradas durante o evento.?

Programação completa e inscrições disponíveis no hotsite www.tce.se.gov.br/primeirainfancia??


Fotos: Igor Graccho

Fonte: TCE SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.