Poder e Cotidiano em Sergipe
Opinião: Todos os cenários levarão Lula ao cargo de presidente, caso eleito 22 de Janeiro 17H:22
PODER

Opinião: Todos os cenários levarão Lula ao cargo de presidente, caso eleito

Análise de professora da Fundação Getúlio Vargas é de que mesmo após condenado, Lula poderá assumir a Presidência

A professora de Direito Eleitoral da Fundação Getulio Vargas, Silvana Batini, analisou os cenários com uma eventual condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). De acordo com ela, recursos podem garantir Lula na disputa à Presidência em 2018.

"O ex-presidente Luiz Inácio Lula poderá obter registro de candidatura à Presidência em 2018, se conseguir uma liminar do Superior Tribunal de Justiça", explica Silvana Batini.

Mesmo sem conseguir a liminar, ainda assim poderá pleitear o registro perante o TSE e fazer campanha enquanto o tribunal não indeferir definitivamente o pedido. Isto porque a inelegibilidade não é reconhecida na condenação criminal, mas apenas na justiça eleitoral.

A professora da FGV ressalta, no entanto, que a outra possibilidade de o petista poder participar da eleição, mesmo condenado pelo TRF-4, é se a decisão vier depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) validar a candidatura.

"Neste caso, na eventualidade de Lula ser condenado pelo TRF-4 depois de eleito, o TSE não teria como impedir que o candidato eleito venha a assumir a Presidência da República", ressalta a especialista em Direito Eleitoral.

Silvana Batini alerta ainda que, caso Lula vença as eleições, "o presidente eleito passaria a ter foro privilegiado no STF", destaca.

*Com informações da Ascom/FGV

Foto: Instituto Lula

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.