Poder e Cotidiano em Sergipe
“O canal de Xingó será a redenção do sertão sergipano”, diz presidente da Cohidro 17 de Abril 7H:20

“O canal de Xingó será a redenção do sertão sergipano”, diz presidente da Cohidro

Para quem ainda duvida ou não tem a dimensão exata do problema, o presidente da Cohidro, José Carlos Felizola confirma: a estiagem em Sergipe é a pior dos últimos anos e tem impactado negativamente a produção agrícola do estado.

 

Nesta entrevista concedida ao BLOG DO MAX/JORNAL DA CIDADE ele fala sobre o trabalho da Cohidro nos perímetros irrigados e avalia que o Canal de Xingó será a redenção para o sertão sergipano.

 

Felizola ainda falou um pouco sobre a política em Simão Dias, que ele tem, acompanhado bem de perto há tempos. Confira a nossa conversa.

 

BLOG DO MAX - Estamos mesmo vivendo a pior seca das últimas décadas?
José Carlos Felizola - O que é visto como indicador de que passamos por um período de seca, dos piores da história, está bem claro pelos efeitos. O maior deles é ver faltar água em lugares onde ela sempre foi muito abundante. Há mananciais, rios e barragens secando. No caso do abastecimento humano, isso tem forçado medidas emergenciais para trazer substitutos à fonte de água perdida e isso se caracteriza pela perfuração de novos poços, onde a Cohidro desempenha seu papel.

 

BM - É verdade que a seca não está sendo registrada só no sertão?
JCF - Infelizmente isso é verdade e está afetando diretamente a atuação da Cohidro. É o caso do Perímetro Irrigado Jacarecica I, em Itabaiana, no Agreste Sergipano. Como nunca houve em seus 30 anos de operação, a barragem atingiu um nível impossível de bombear água para a irrigação. O que conforma, é que o baixar da água possibilitou que a gente fizesse reformas, como a implantação das comportas de tomada d´água e descarga de fundo. Peças que lá, na construção da barragem, não foram instaladas. Agora a operação da barragem vai ser mais segura e com a possibilidade de melhorar a qualidade de água no período de cheias. A produção agrícola do Estado foi bastante prejudicada, especialmente a cultura do milho. O efeito cascata na economia é visível no Estado.

 

BM- Há falta de água para a agricultura? Essa falta de água está gerando um impacto negativo para que produtos e que regiões?
JCF - Como disse, a situação do Jacarecica I impossibilitou a continuidade do fornecimento de irrigação nesse perímetro, até que as chuvas voltem a dar vazão ao Rio Jacarecica e este retome o nível do reservatório. No Perímetro Jabiberi, em Tobias Barreto e na Ribeira, também em Itabaiana, a água está sendo racionada para aumentar a vida útil das barragens. Infelizmente as últimas chuvas não mudaram essa realidade nesses três locais. Diferentemente de Lagarto, onde o Rio Piauí voltou a acumular água e a barragem Dionísio Machado está de volta em um nível seguro.

 

BM- Como a Cohidro está atuando para amenizar os efeitos dessa seca?
JCF - Nos perímetros irrigados, o que podemos fazer é racionar o consumo, incentivar e fiscalizar o uso responsável da água, para que ela dure mais. O programa ‘Águas de Sergipe’, convênio entre Banco Mundial e Governo de Sergipe, vem para investir na modernização, na automação dos perímetros irrigados Jacarecica I e Ribeira, justamente para utilizar menos água para irrigar e assim, diminuir o consumo. Fora isso, temos sete equipes de perfuração e instalação de poços atuando em todo Estado, muitas vezes ampliando nosso atendimento, que é com foco principal nas populações rurais. O Governador Jackson Barreto vem dando todo o apoio para que possamos alcançar o maior número de sertanejos.

 

BM – Mas há um trabalho de prevenção para agravamento da seca, ou para futuras estiagens?
JCF – Temos o Programa de Recuperação de Barragens do Governo do Estado. Atualmente, a Cohidro executa a reforma e ampliação de 12 barragens. Essas aguadas secaram neste período de estiagem que agora está terminando. Com a capacidade de armazenamento aumentada, no próximo verão poderão durar mais tempo atendendo melhor estas populações rurais.

 

BM - Quantos poços foram perfurados nos últimos meses? Eles conseguem amenizar a estiagem?
JCF - De quando assumi a Cohidro para cá, perfuramos e recuperamos cerca 200 novos poços, que servem para levar água para consumo humano e animal.

 

BM - O Canal de Xingó é um projeto viável? Ele pode sair do papel a curto prazo? A Cohidro tem participação nessas discussões?
JCF - Só por levar água para a região que mais padece de falta de chuvas no Estado, para matar a sede do povo e prover desenvolvimento pela agropecuária, já é motivo suficiente para considerar sua viabilidade. A Cohidro participa sim, da discursão e do projeto. A intenção é de que com o canal, a irrigação em nosso Perímetro Califórnia, em Canindé de São Francisco, seja mais eficiente em barata. Sem precisar elevar a água do nível da Barragem de Xingó à altitude das plantações. Também há o projeto do Perímetro Irrigado Manoel Dionísio, que sendo do Governo do Estado, terá a Cohidro como administrador, ao ser implementado. Sem contar com dois novos perímetros que já estão previstos no projeto básico do canal de Xingó, que sem exageros, será a redenção do sertão sergipano.

 

BM - Como está a política em Simão Dias? Você pensa em apresentar seu nome para disputar a prefeitura em 2020?
JCF - Simão Dias está sendo muito bem cuidada, recebendo ações tanto do Governo Municipal como do Governo do Estado, especialmente pela figura do vice-governador Belivaldo Chagas. Em 2016, a família Valadares sofreu a maior derrota política de sua história, consequências do cansaço popular, da apresentação de um candidato sem representatividade e, por último, pelo bom trabalho do prefeito Marival Santana. Quanto a disputar as eleições em 2020, embora esteja muito distante, não passa por meus planos.

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.