Poder e Cotidiano em Sergipe
Na tribuna da Câmara, Sindijor solicita concurso público para jornalista 2 de Maio 18H:52

Na tribuna da Câmara, Sindijor solicita concurso público para jornalista

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), Paulo Sousa, participou na manhã desta terça-feira (2) da Tribuna Livre na Câmara Municipal de Aracaju.


O representante dos jornalistas compareceu à sessão para pautar as principais reivindicações da classe jornalística.

 

Concurso público para jornalistas na Câmara de Vereadores e na Prefeitura de Aracaju e contratação apenas de jornalistas diplomados para a função de assessor de imprensa foram alguns dos temas debatidos pelo presidente do Sindijor com os vereadores.


“Solicitamos do presidente Josenito Vitale e dos demais vereadores a realização de concurso público para jornalista, pois essa é uma antiga reivindicação da nossa categoria. Já havíamos nos reunido com o presidente desta Casa e ele prometera que incluiria os jornalistas no concurso que a Câmara vai fazer e, hoje, Nitinho confirmou o concurso para os jornalistas também”, destaca Paulo Sousa, reconhecendo o respeito do presidente da Câmara para com os profissionais do Jornalismo.


“Não tenho dúvidas que com a concretização deste concurso o jornalista alcançará a segurança que precisa, pois terá a garantia do emprego, muito diferente do que acontece hoje em que o jornalista é contratado por meio de cargo comissionado, mas pode a qualquer momento ser demitido por uma matéria produzida que não seja do agrado do gestor de plantão. O concurso dará mais liberdade para o jornalista se expressar e realizar seu trabalho com mais independência. E temos que reconhecer este compromisso do Nitinho e desta Casa com o SINDIJOR, com os profissionais do Jornalismo”, observa.


Além de concurso na Câmara de Aracaju, Paulo Sousa também solicitou concurso para o Poder Executivo. Pedindo apoio ao vereador Professor Bittencourt, líder do prefeito na Câmara, o presidente do Sindijor salientou que em várias capitais já houve concurso para jornalista e que em Aracaju não pode ser diferente.


“Aproveito para pedir o apoio do professor Bittencourt, a quem eu e vários dos colegas aqui presentes tivemos a felicidade e a honra em ser seu aluno, que abrace esta causa que não é apenas dos jornalistas, mas da própria sociedade que exige profissionais qualificados em todas as áreas. Que conversemos com o prefeito Edvaldo Nogueira e mostremos pra ele a importância deste concurso para as ações de comunicação no município de Aracaju. Cidades como Maceió, Fortaleza, Natal, Salvador e várias outras já promoveram concurso para esta área, Aracaju não pode ficar de fora desta exigência constitucional”, enfatizou.


Durante a Tribuna Livre vários vereadores usaram a palavra para reconhecer o importante papel social do jornalista e do Sindijor para a comunicação social, além de reforçarem o apoio à luta dos jornalistas. Professor Iran Barbosa (PT), Professor Bittencourt (PCdoB), Américo de Deus (REDE), Kitty Lima (REDE), Elber Batalha Filho (PSB) e Vinicius Porto (DEM) confirmaram apoio ao concurso público e a qualificação profissional a partir da exigência do diploma de jornalista, e se colocaram a disposição do SINDIJOR para eventuais necessidades.


“No geral posso afirmar que foi um debate muito produtivo em que contamos com o apoio de todos os vereadores e o mais importante: a confirmação de concurso para jornalista na Câmara de Aracaju. Em breve teremos uma reunião com o presidente Nitinho e a empresa que realizará o concurso para discutirmos número de vagas, titulação, funções, salário e a regulamentação como um todo”, conclui Paulo Sousa.


Outros temas
Além de concurso público, Paulo Sousa também solicitou dos vereadores a contratação apenas de jornalista diplomado para os cargos de assessor de imprensa, função privativa de jornalista. Ele também pediu o apoio dos parlamentares ao projeto de lei da vereadora Emília Correia, que garante a meia-entrada para jornalistas em eventos culturais realizados no município de Aracaju.


Também foi abordado o projeto do vereador Jason Neto, que também é jornalista, que trata da exigência de nível superior em Jornalismo nos órgãos da administração municipal. O professor Bittencourt justificou parecer pela rejeição por já existir uma lei municipal de autoria do vereador Iran Barbosa que garante tal exigência. A lei, segundo o próprio autor do projeto, já está em vigor há vários anos.

 

Sindijor

Foto: Gilton Rosas

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.