Poder e Cotidiano em Sergipe
Multinacionais assinam acordo para fornecer gás para termoelétrica de Sergipe 28 de Abril 8H:12

Multinacionais assinam acordo para fornecer gás para termoelétrica de Sergipe

O governador Jackson Barreto participou da cerimônia de assinatura de acordo entre as empresas Golar/Genpower e a Exxon Mobil para fornecimento de gás natural para a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe.

 

O evento correu no Rio de Janeiro, ontem, e é um passo significativo para a implantação da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe.

 


A Golar/GenPower Brasil Participações S.A. é uma joint venture formada pela britânica LNG Power Limited, uma subsidiária da Golar LNG Limited e a GenPower Participações S.A. As empresas anunciaram no último dia 04 de março um acordo para o fornecimento de gás natural. A Exxon Mobil é uma das maiores fornecedores de gás natural do mundo.


A Usina Termoelétrica Porto de Sergipe terá capacidade de geração de 1,5 GW. O projeto prevê a geração de energia a partir do gás natural, com entrega prevista para cinco anos e correspondeu a 78,9 % de toda a demanda de energia contratada no Leilão A-5 de abril de 2015. Trata-se da maior usina termoelétrica em instalação no Brasil, com investimento de cerca de US$ 850 milhões.


“Este projeto consolida a vocação de fornecedor de energia que Sergipe possui para o restante do país. Sei que não teremos o projeto finalizado até o final do meu mandato, mas estará iniciado, muito bem estruturado e produzindo resultados para o nosso estado e para o nosso país. É uma grande aposta no nosso futuro, no futuro das nossas gerações. É uma fronteira nova que estamos trazendo para Sergipe, gerado empregos, trabalho e felicidades para meu povo. Da parte do governo, os senhores podem esperar todo apoio e transparência nas relações”, disse o governador Jackson Barreto.

Pela Genpower assinou o termo de acordo o empresário Marcos Grecco, pela ExxonMobil, Richard Guerrant, e Eduardo Maranhão representando a Golar LNG.

Em dezembro de 2015, a GenPower apresentou ao Governo do Estado, em reunião com o Governador Jackson Barreto, informações sobre o cronograma da implantação da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe, vencedora do Leilão A-5 de abril de 2015.

Na ocasião, foram apresentadas informações sobre a participação de mais duas Usinas Termelétricas, a Laranjeiras e a Governador Marcelo Déda, no Leilão A-5 do primeiro semestre de 2016, bem como sobre o funcionamento da importação do Gás Natural Liquefeito que alimentará as Usinas e operação de uma unidade flutuante de regaseificação de gás que funcionará no Terminal Marítimo Ignácio Barbosa (Porto de Sergipe) para atender todo o projeto.


Os três projetos têm capacidade de geração de 2.942 MW, com investimento de US$ 1,5 bilhão na construção das três plantas. O projeto recebe apoio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) e já possui licença prévia expedida pela Adema para instalação de um complexo de termelétricas.

Com esse projeto,  o Governo do Estado pretende que a GenPower se articule com as empresas locais na implantação da Unidade Termoelétrica do Porto de Sergipe.

Acompanharam o governador o prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Francisco Dantas, Comunicação, Sales Neto, o sub-secretário para assuntos energéticos, Oliveira Júnior e o assessor para assuntos econômicos, Ricardo Lacerda. O evento correu no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 27, e é um passo significativo para a implantação da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe.

ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.