Poder e Cotidiano em Sergipe
MPF/SE processa Claro por dano ao patrimônio histórico em São Cristóvão 29 de Janeiro 15H:36

MPF/SE processa Claro por dano ao patrimônio histórico em São Cristóvão

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ajuizou ação contra a empresa Claro S/A, por instalar torre de telefonia no Centro Histórico de São Cristóvão, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


O projeto-piloto da empresa, aprovado pelo Iphan, apresentava torre de cerca de 25 metros, mas a empresa instalou uma de 40 metros.


Em janeiro de 2013, a Claro pediu autorização ao Iphan para instalar executar a obra no centro histórico de São Cristóvão, já que o local é tombado pelo instituto. A empresa apresentou um projeto-piloto que foi aprovado, pois a execução do mesmo não causaria interferência ou prejuízos à paisagem. A torre deveria ter cerca de 25 metros e seria camuflada por um elemento vertical que se aproximaria de uma palmeira.


Como expressam os esclarecimentos prestados pelo Iphan ao MPF, “a divisão técnica acatou a possibilidade apresentada e autorizou a instalação da torre, vendo na camuflagem proposta, a solução para conciliar o oferecimento de um serviço de tecnologia avançada à população, sem incorrer nas interpretações errôneas que veem o patrimônio cultural como 'obstáculo ao desenvolvimento'”.


Porém, a Claro não seguiu o projeto aprovado e implantou uma torre de 40 metros – quase o dobro do que o Iphan havia autorizado –, e que pode ser avistada de praticamente qualquer ponto do centro histórico, inclusive da Praça São Francisco, considerada patrimônio da humanidade pela Unesco desde 2010.


Além disso, durante o processo de instalação, a equipe da empresa causou dano ao patrimônio ao atingir um sobrado tombado. Assim, a fiscalização notificou a empresa e embargou a obra.


Para resolver a situação, em agosto de 2013, os representantes do Iphan, da Claro e do município de São Cristóvão se reuniram na sede do MPF/SE. Na ocasião, ficou decidido que a empresa de telefonia e o Iphan elaborariam, juntos, um estudo técnico para definir possíveis locais para a instalação da torre.


Entretanto, mais uma vez, a Claro não cumpriu o que havia sido decidido na reunião. Como relata a ação, a empresa cometeu conduta ilícita quando levou “o Iphan e o próprio MPF a crer em sua intenção de solucionar o problema por ela causado de forma extrajudicial e voluntária”.


O documento ainda diz que a omissão à reparação dos danos causados e a permanência da torre no local resultou em “benefício econômico da empresa e em prejuízo a toda a coletividade titular do direito difuso ao patrimônio cultural”.


Ainda na ação, o MPF/SE alega que a Claro atinge a cultura e a identidade da comunidade do município de São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do Brasil, em seu aspecto imaterial.


Pedidos
A procuradora da República Martha Figueiredo, que assina a ação, pede à Justiça Federal que obrigue a Claro a remover a torre instalada e a realocá-la em outro local, com base em projeto previamente aprovado pelo Iphan. Outro pedido é de que haja reparação aos danos causados ao sobrado que teve o muro demolido.


A ação também pede que a empresa pague multa diária, em caso de descumprimento das exigências. O valor, a ser definido, deve ser revertido aos Fundos de Defesa dos Direitos Difusos.


A ação tramita na Justiça Federal com o número 0800028-08.2016.4.05.8500.


Fonte: MPF

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.