Um trabalho silencioso que entrega resultados expressivos e colabora para o combate de ilícitos complexos. Assim pode se definir o dia a dia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Um dos órgãos internos mais estratégicos do Ministério Público de Sergipe, o Gaeco é responsável por desenvolver trabalhos de inteligência em diversas frentes e presta apoio a diversas Promotorias e Procuradorias de Justiça, além de unidades do Ministério Público em outros Estados, num trabalho em rede.
O Gaeco tem sua atuação norteada pelo artigo 33-E da Lei Complementar Nº 02/1990, que é a Lei Orgânica do Ministério Público de Sergipe, e a Resolução Nº 003/2018 do Colégio de Procuradores de Justiça do MPSE, que determina, de forma mais detalhada, o trabalho do Grupo. “O Gaeco vai atuar não só no combate ao crime organizado propriamente dito, mas ilícitos de uma maneira geral, de maior complexidade”, explicou o Diretor do Gaeco, o Promotor de Justiça Cláudio Roberto Alfredo de Sousa. “Então, pode ser até mesmo atuação de âmbito de ilícito cível, como uma ação de improbidade administrativa, por exemplo”, completou.
Para detalhar a atuação da do Gaeco, o MP de Sergipe lançou mais um episódio do Projeto ‘MP Explica’, em formato de entrevista, apostando na dinâmica e linguagem acessível para que o público em geral saiba mais sobre o papel da instituição.
Clique aqui e conheça o Portal do Gaeco.
Fonte: MPSE
Foto: MPSE
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!