Poder e Cotidiano em Sergipe
Merendeiras de Aracaju recebem treinamento 25 de Setembro 13H:54

Merendeiras de Aracaju recebem treinamento

A VBX Refeições Coletivas, detentora do contrato para fornecimento da merenda escolar nas 74 escolas municipais de Aracaju, realizou treinamento com cerca de 180 merendeiras que atuam nesse serviço. O encontro aconteceu no último sábado, 23, no auditório da Escola Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, e foi intitulado "Conhecendo Procedimentos".

O objetivo foi levar para as participantes mais informações sobre boas práticas na manipulação dos alimentos, que vão desde o recebimento e armazenamento, até o pré-preparo e a distribuição. Segundo Joan Brandão, gerente de contratos da VBX, o objetivo é fazer com que todas estejam capacitadas e sigam as resoluções à risca. "A gente traz tudo que a resolução preconiza. As duas resoluções são a 275 e a 216. Trazemos tudo de forma didádica, lúdica , para que elas aprendam e estejam capacitadas para seguir a resolução".

O plano de serviço da VBX obedece ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implementado em 1955 e que se tornou o maior programa de alimentação escolar do mundo, com 50 milhões de refeições servidas por dia e mais de 41 milhões de estudantes atendidos, segundo dados do Ministério da Educação.

Para a nutricionista e supervisora de qualidade da VBX, Caroline Linhares, o treinamento serve como uma espécie de reciclagem. "Tudo é encarado como um grande aprendizado. É uma espécie de reciclagem, pois muitos dos conhecimentos explanados aqui, elas já sabem. Nós só fazemos tirar dúvidas para que possam ter segurança no que fazem".

A merendeira Juliane dos Santos, que atualmente presta serviço na Escola Etelvina Amália de Siqueira, no Bairro Coqueiral, reforça a importância do treinamento e o amor pelo o que faz. "Preparo o alimento com muito amor e carinho. Pra mim, é um prazer chegar à escola e ver aquelas crianças lindas e maravilhosas. Esse treinamento traz mais experiência para nós. Aprendemos a cada dia. É uma grande escola".

Já para a merendeira Dinoã Santos, da Escola Dom Avelar Brandão, no Bairro São Carlos, o reforço no conteúdo fortalece a prática. "É sempre bom reaprender o que a gente já sabe e esses treinamentos proporcionam um grande aprendizado".

Os treinamentos acontecem de forma semestral tanto na Capital quanto no Interior, porém, uma equipe de nutricionistas percorre de forma diária todas as escolas que possuem contrato com a VBX, a fim de identificar possíveis falhas e corrigi-las de forma imediata.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.