Poder e Cotidiano em Sergipe
Lei que prevê demissão de concursados pode ser aprovada em Comissão 13 de Setembro 10H:33

Lei que prevê demissão de concursados pode ser aprovada em Comissão

Está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 116/2017, de autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM), que prevê a demissão de servidores públicos concursados.

A proposta propõe uma avaliação anual dos servidores públicos da União, Estados e Municípios e exoneração por insuficiência de desempenho.

O projeto tem voto favorável do relator, senador Lasier Martins (PSD-RS), na forma de um substitutivo. Depois de passar pela CCJ, a proposta seguirá para o Plenário do Senado.

Em seu relatório, Lasier diz que aprovação do projeto é uma questão de bom senso, considerando que o Brasil precisa de funcionalismo público eficiente. Para ele, não é justo ter funcionários medíocres na administração pública.

O relator lembrou que o dispositivo constitucional já determina que o servidor, após o período de estágio probatório, pode ser dispensado do serviço público, para o qual prestou concurso, caso tenha atuação não satisfatória.

“É um processo que vai provocar o funcionário negligente, acomodado, a crescer. Porque o público, o usuário que paga o seu salário, que precisa de um atendimento correto, ele tem o direito de ser atendido por um bom funcionário. E, se tem um funcionário modelo, que consequentemente fica sobrecarregado pelo colega relapso, isso é injusto”, defende o senador.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.