Poder e Cotidiano em Sergipe
Lei aprovada na Alese estimula Turismo religioso em Sergipe 30 de Janeiro 8H:31
COTIDIANO

Lei aprovada na Alese estimula Turismo religioso em Sergipe

Com um movimento crescente do número de pessoas envolvidas, o turismo religioso já é considerado uma forte fonte de geração de emprego e renda nas cidades onde é praticado. Ele contribui no aquecimento da economia local, e ainda, auxilia no fortalecimento de aspectos socioculturais de uma região.

O turismo religioso é atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos ou para participarem de eventos de significado religioso. Compreendem peregrinações, romarias, visitas a locais de caráter histórico-religioso, festas e espetáculos de cunho sagrado.

No Brasil, as regiões históricas de Minas Gerais (Mariana, Tiradentes e Ouro Preto), Aparecida do Norte em São Paulo e Salvador na Bahia são regiões onde o turismo religioso é muito forte.

Turismo Religioso em Sergipe

Em Sergipe, Lei N° 8.357/2017 dispõe sobre a instituição de diretrizes para o turismo religioso. O regulamento tem como meta entende-se as atividades turísticas, englobando locais, estruturas e eventos, associados ou decorrentes à prática religiosa, de religiões institucionalizadas.

Na Lei está prevista, a promoção do turismo religioso em todos os tipos de mídia, visando inserir o estado do Sergipe nos roteiros turísticos nacionais e internacionais; disponibilização de informações sobre a oferta turística e sobre a demanda do Turismo Religioso; promoção de cursos, seminários e encontros voltados para a discussão e aperfeiçoamento das ações turísticas de interesse do Estado; estímulo à criação, à consolidação e à difusão dos produtos e destinos turísticos religiosos; preservação da identidade cultural das comunidades e populações tradicionais eventualmente afetadas pela atividade turística religiosa.

A tradicional Peregrinação Divina Pastora, a romaria de Nosso Senhor dos Passos, em São Cristóvão, e os caminhos de Santa Dulce dos Pobres estão entre as principais ações voltadas ao turismo religioso em Sergipe. O santuário São Judas Tadeu, em Aracaju, e a igreja matriz de Nossa Senhora do Socorro também são pontos visitados pelos peregrinos.

Como forma de estimular o turismo religioso, os deputados e deputadas estaduais promoveram em 2017, uma audiência pública sobre a instituição de diretrizes para o Turismo Religioso no Estado de Sergipe.

Foto: Agência de Notícias Alese

Fonte: Agência de Notícias Alese

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.