Poder e Cotidiano em Sergipe
Largo da Gente Sergipana tem previsão de entrega para março 17 de Janeiro 15H:38
PODER

Largo da Gente Sergipana tem previsão de entrega para março

O andamento da obra já alcança 70% e foram investidos mais de R$ 6 milhões

Com previsão de entrega para março deste ano, a obra do Largo da Gente Sergipana já atrai a curiosidade e a admiração de quem passa pela Avenida Ivo do Prado. Na manhã de hoje, o governador Jackson Barreto visitou o espaço, que já tem 70% de sua obra concluída.

O projeto é uma realização do governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), do Instituto Banese e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). No total, estão sendo investidos R$ 6,4 milhões.

A obra avança pelo Rio Sergipe na faixa concentrada em frente ao Museu da Gente Sergipana, e seus contornos já podem ser vistos a partir do deck de madeira já instalado no local.

Concebido pelo arquiteto e urbanista Ézio Déda, o Largo se propõe a ser um monumento de celebração da cultura popular do Estado. Além de um píer, de uma área de convivência e de um atracadouro, o espaço abrigará oito esculturas de representações folclóricas sergipanas: Lambe Sujo e Caboclinhos, Chegança, Cacumbi, Taieira, Bacamarteiro, Reisado, São Gonçalo e Parafuso.

De autoria do artista plástico Tati Moreno, as imagens serão instaladas com vigas metálicas, dando a quem observa a impressão de que flutuam acima do espelho d'água.

O projeto é inspirado nas esculturas dos Orixás localizadas no Dique do Tororó, em Salvador, na Bahia, que foram concebidas pelo próprio Tati Moreno. Confeccionadas em fibra de vidro e resina de poliéster, cada escultura terá 7m de altura.

De acordo com o governador, o novo cartão-postal de Aracaju será, além de uma instalação urbana, uma fonte de inspiração.

“Estou aqui realizando um sonho da população de Aracaju e do povo sergipano, que sempre teve no nosso folclore uma fonte de inspiração. Estou extremamente feliz de ver essa obra andar, com a perspectiva de ser inaugurada em março, por ocasião do aniversário de Aracaju", afirmou.

*Com informações da Agência Sergipe

Foto: Marcelle Cristinne/ ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.