Poder e Cotidiano em Sergipe
Laércio apresenta em comissão relatório que torna o Pronampe permanente 10 de Abril 17H:46
PODER

Laércio apresenta em comissão relatório que torna o Pronampe permanente

 

As micro e pequenas empresas foram as que mais sofreram durante a pandemia da Covid-19 e, por isso, foi criado o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Agora, está em discussão no Senado Federal o Projeto de Lei número 6012/2023 que o torna permanente. Como relator, o senador Laércio Oliveira (PP-SE) apresentou essa semana um texto favorável na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O programa de crédito foi bem-sucedido, mas os recursos estão garantidos somente até 2025. O texto prevê que os recursos não utilizados do Fundo Garantidor de Operações (FGO) possam ser empregados para a cobertura de novos empréstimos ao invés de retornarem para a conta do Tesouro Nacional. “A medida traz de volta a esperança para as micro e pequenas empresas que queiram reinvestir em seus negócios, promover o desenvolvimento e a geração de empregos”, afirmou o senador.

“Na ausência de novos aportes no Pronampe, existe o risco de que o programa fique inoperante, a partir de 2025. Eu recebi essa sugestão na condição de presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças e, com satisfação, solicitei que a bancada de Santa Catarina o subscrevesse. Ele vai fazer com que os recursos devolvidos não vão para o Tesouro, e sim para fazer girar o crédito para a micro e pequena empresa na microfinança. Portanto, é um projeto que deu certo, que é importante e que merece ser perenizado pela reaplicação dos recursos que sejam pagos”, afirmou o autor, senador Esperidião Amin.

“A minha maior luta é pelo emprego e todos sabemos que as micro e pequenas empresas tem um papel fundamental nesse assunto. Esses recursos seriam devolvidos não vão para o Tesouro, e sim para fazer girar o crédito para a micro e pequena empresa na microfinança. Portanto, é um projeto que deu certo, que é importante e que merece ser perenizado pela reaplicação dos recursos que sejam pagos”, explicou Laércio Oliveira.

O relatório do senador Laércio deverá ser votado nos próximos dias na CAE. Se aprovado lá, segue para a Câmara dos Deputados, a menos que haja pedido de senadores para que a proposta seja votada também em plenário.

Por Assessoria

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.