Poder e Cotidiano em Sergipe
Kitty Lima quer rigor na fiscalização de venda do chumbinho 21 de Julho 14H:21

Kitty Lima quer rigor na fiscalização de venda do chumbinho

Atenta aos perigos por conta da venda ilegal do chumbinho em Aracaju, principalmente na região dos mercados centrais, a vereadora Kitty Lima (REDE) se reuniu com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Maria das Graças Barros, para alertar sobre a necessidade de uma maior fiscalização da venda ilegal desse produto.

 


Durante o encontro, a vereadora sugeriu à Vigilância Sanitária a realização de uma parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para fortalecer a fiscalização contra o comércio do chumbinho no Centro da capital.

 

“A venda é ilegal, e o uso desse produto pode trazer sérias consequências tanto para nós seres humanos, quanto para os animais. A população também deve ficar de olho e denunciar às autoridades caso identifique algum ponto de venda desse veneno”, alertou Kitty.

A vereadora lembrou ainda que “a incidência de animais mortos por conta do chumbinho é muito grande. São incontáveis os casos que tive conhecimento de cães e gatos mortos por conta desse veneno. Isso sem contar o risco de envenenamento de crianças devido ao uso do chumbinho dentro de casa”.



O artigo 278 do Código Penal prevê pena de um a três anos e multa para quem fabricar, vender, expor à venda ou ter em depósito para vender ou, de qualquer forma, entregar a consumo coisa ou substância nociva à saúde, ainda que não destinada à alimentação ou a fim medicinal.



Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o chumbinho é um produto clandestino, vendido ilegalmente e extremante perigoso se ingerido por não possuir antídoto - além de não possuir registro pela Anvisa e em nenhum outro órgão de governo.

 

O veneno granulado de cor cinza escuro ou grafite (cor de chumbo) é utilizado com exclusividade na lavoura como inseticida.



Foto: Assessoria do parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.