Poder e Cotidiano em Sergipe
Kitty Lima cobra da Seinfra resposta à denúncia de maus-tratos aos patos da Orla 7 de Julho 12H:15

Kitty Lima cobra da Seinfra resposta à denúncia de maus-tratos aos patos da Orla

A vereadora Kitty Lima (REDE) esteve na sede da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) para saber acerca do andamento da denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual (MPE) sobre os supostos maus-tratos aos quais os patos que habitam nos lagos da Orla de Atalaia, sob responsabilidade da pasta, estariam expostos.

 

Na oportunidade, a parlamentar foi informada que a denuncia foi arquivada após ter sido comprovado que os animais estavam sendo devidamente assistidos, afastando assim qualquer hipótese de maus-tratos às aves.

 

A denúncia do MPE apontava que os animais estavam mutilados e doentes devido à falta de cuidados e má alimentação. Porém, de acordo com informações passadas pela Seinfra ao MPE, a alimentação dos animais ocorre duas vezes ao dia, sempre as 7h e 16h.

 

“O que ocorre é que esses patos estão instalados em um local turístico da capital e frequentado por muitas pessoas, que acabam oferecendo pipoca, pedaços de pão e outros alimentos que não são adequados a dieta desses animais, fazendo com que eles se habituem a eles. Dessa forma, há um grande interesse por parte deles a essas comidas, o que acaba levando as pessoas a acreditarem que eles estão famintos, o que não é verdade”, explicou a superintendente executiva da Seinfra, Déborah Cristina Dias.

 

Sobre as mutilações nos membros dos patos, ainda segundo a superintendente, elas foram ocasionadas pelos peixes da espécie pirambeba, predadores que também viviam nas águas dos lagos e que atacavam as aves,."Mas eles já retirados do local", esclareceu.

 

“Os patos são muitos bem tratados e alimentados, porém o que não podemos controlar é a ação da população que oferece alimentos não adequados a esta espécie. Infelizmente eles já se acostumaram com essa prática de receber esses alimentos”, lamenta Déborah.

 

Kitty questionou também a qualidade da água dos lagos. Segundo a Seinfra, foram coletadas amostras para análises que comprovaram que não há nenhum problema para os animais.

 

“Graças a Deus a situação foi resolvida e esses animais estão devidamente assistidos. O que peço agora é que todos que frequentam esse espaço na Orla sejam fiscalizadores, fiquem atentos aos animais e denunciem qualquer irregularidade à Seinfra ou à Sema [Secretaria Municipal do Meio Ambiente]. Precisamos fazer a nossa parte e assegurar assim o bem-estar e qualidade de vida para os animais”, apelou a vereadora.

 

Assessoria

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.