Poder e Cotidiano em Sergipe
Jovens disseminam boas práticas em defesa do meio ambiente 22 de Setembro 14H:57

Jovens disseminam boas práticas em defesa do meio ambiente

Em um país onde metade da população padece com a falta de esgotamento sanitário em suas residências e cerca de 35 milhões de pessoas nem sequer têm acesso a água tratada, encontrar jovens dispostos a dar a sua parcela de contribuição para mudar esse cenário desolador é digno de aplausos.



Os dados são de uma pesquisa realizada em 2016 pela ONG ambientalista SOS Mata Atlântica e retratam uma realidade não muito distante, mas que se depender de um grupo de jovens focados em disseminar uma consciência ambiental capaz de alterar cenários como estes, a coisa vai começar a mudar.



Eles são os jovens aprendizes ambientais da Fundação Brasil Ecoar, que em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos foram treinados no último dia 15 e farão a diferença neste domingo, 24, quando acontece mais uma edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, evento que acontece simultaneamente em diversas partes do mundo - e que envolve milhões de pessoas por esta causa ambiental.

 

"O objetivo é provocar mudanças de atitude e gerar a reflexão sobre as consequências negativas que esse lixo ocasiona ao meio ambiente e como podemos minimizar ou anular tais impactos", afirma Elisa Pintanga, biológa da Fundação Mamíferos Aquáticos e coordenadora da ação em Sergipe.

O treinamento teve por objetivo discutir a importância do evento na mobilização da sociedade, para tratar do impacto do lixo no bioma aquático, bem como as premissas necessárias para a realização do Coast Cleanup em Aracaju.

"Nas três edições passadas, os jovens aprendizes da Torre participaram ativamente, e esse ano não será diferente. O diferencial dessa edição será que o grupo da Fundação Brasil Ecoar também estará somando esforços conosco, com um total de 38 pessoas, incluindo os jovens e os funcionários", pontua Elisa pitanga.

A jovem aprendiz ambiental, Williane Souza, de 21 anos, vai participar pela primeira vez da ação e encara como mais um aprendizado. "É mais uma experiência. Na verdade, o nosso trabalho já é o de multiplicador de informações de boas ações. Agora é só se preparar para o domingo", afirma.

Para a Fundação Brasil Ecoar, é fundamental somar-se às ações que não só promovem atividades de trocas de conhecimentos, mas também potencializam iniciativas de colaboração entre instituições, como é o caso da parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos.

Clean up
O Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias trata-se de um movimento internacional que promove a campanha de limpeza de rios e praias em todo o mundo sempre na terceira semana do mês de setembro.

Apelidado de “Clean Up the World” ou “International Costal Clean Up”, pelas organizações que iniciaram o movimento de despoluição na Austrália e América do Norte nos anos 80, mais precisamente em 1986, ele já é considerado a maior ação global para a limpeza do planeta.

Confira a Programação:

8h - Concentração e alongamento na faixa de areia em frente à passarela de madeira dos Arcos da Orla. Realização de dinâmicas relacionadas à problemática do lixo, abordando tanto o público infantil quanto o adulto.

9h - Distribuição do material para a coleta do lixo e explanação sobre a importância da ação.

11h - Pesagem do material coletado.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.