Poder e Cotidiano em Sergipe
Iran denuncia ilegalidade na eleição para a Mesa Diretora da Câmara 9 de Agosto 15H:02

Iran denuncia ilegalidade na eleição para a Mesa Diretora da Câmara

Após o anúncio de que haverá Sessão Especial, nessa quinta-feira, dia 10,  para eleição da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020, o vereador Iran Barbosa (PT) posicionou-se contrariamente ao processo eleitoral antecipado.



“Do ponto de vista da razoabilidade não é aceitável que uma Mesa Diretora, que tem 24 meses de mandato a cumprir e que ainda está no oitavo mês de gestão, já convoque uma eleição para sua sucessão”, avaliou Iran.



Segundo Iran, do ponto de vista da legalidade, o artigo 84 da Lei Orgânica do Município determina que a eleição para a renovação da Mesa Diretora realizar-se-á em, sessão especial, até o encerramento da Sessão Legislativa Ordinária do segundo ano da legislatura.

“De acordo com este dispositivo, a partir do primeiro dia do segundo ano da legislatura é possível ser feita a eleição. No entanto, foi anunciado pela Mesa Diretora que amanhã, no meio do oitavo mês do primeiro ano da legislatura, acontecerá este processo. Isso é ilegal”, denunciou.



No entendimento do vereador Iran, o processo de eleição não pode acontecer ao arrepio da Legislação. “Não legitimarei este processo de amanhã, respeitando todos os pares deste Parlamento, porque entendo que não é correta a convocação para a realização desta eleição, porque há uma ilegalidade neste procedimento”, posicionou-se.


“Não estou entrando sequer na análise de divergências programáticas, pessoais e/ou políticas. Trata-se, neste momento, de divergência de concepção do papel do processo eleitoral e de análise de legalidade. Portanto, não vou legitimar o processo eleitoral de amanhã e ele não acontecerá com a minha aquiescência”, advertiu Iran Barbosa.

 

Assessoria

Foto: César de Oliveira

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.