Poder e Cotidiano em Sergipe
IPTU: Fórum da Grande Aracaju vai ajuizar ação 24 de Fevereiro 12H:15

IPTU: Fórum da Grande Aracaju vai ajuizar ação

Desde que a Câmara Municipal de Aracaju aprovou os projetos que resultaram nas Leis Complementares nº. 144 e 145, de 17/12/2014, publicadas no Diário Oficial do Município (D.O.M) em 19/12/2014, aumentando o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que o Fórum em Defesa da Grande Aracaju deliberou por ajuizar ação contra a revisão da planta de valores imobiliários da capital sergipana.


Os membros do fórum afirmam que das análises feitas uma série de ilegalidades foram detectadas, desde a forma como o Poder Executivo Municipal alterou o Código Tributário Municipal (Lei 1.547, de 20 de dezembro de 1989), até a forma como os vereadores votaram os projetos de lei. O fórum pretende suspender a cobrança do tributo com base nas leis aprovadas em dezembro do ano passado, o que representa um reajuste de pelo menos 30% pelos próximos oito anos. No acumulado o aracajuano teria que pagar um reajuste no IPTU em torno de 400%, até 2.022. 


Segundo eles, toda base jurídica e doutrinária, além da jurisprudência já foram levantadas pelo fórum e nos próximos dias a tese será fechada pela assessoria jurídica a fim de dar entrada nas ações.


O coordenador geral do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, José Firmo, afirma que vê grandes possibilidades do Poder Judiciário atender o pedido dos movimentos sociais e suspender a cobrança do IPTU da forma como vem sendo cobrado. “Existe clara possibilidade de obtermos êxito. O aumento do IPTU em Aracaju foi muito alto e fere frontalmente princípios do Direito Tributário. Penaliza a parte frágil na relação, que é o contribuinte.”, afirma.


O fórum afirma não existir ilegalidade, em tese, na atualização da planta de valores. Ao contrário, o fórum defende que a planta de valores precisa ser atualizada periodicamente. O que não deveria ter acontecido em Aracaju é a atualização referente a quase duas décadas ter sido feita no mês de dezembro para vigorar já no mês de janeiro, embora tenha sido parcelado para oito anos.


“A Prefeitura de Aracaju teve o tempo mais que suficiente para atualizar a planta de valores com antecedência e para programar a cobrança de forma escalonada”, protesta o ambientalista Lizaldo Vieira, membro do fórum coordenador do Movimento Popular Ecológico (MOPEC).


A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju também poderá ser alvo das ações judiciais do fórum. Ocorre que na votação dos projetos de lei que aumentaram o valor do IPTU de Aracaju os membros do fórum apontam algumas falhas gritantes, como o fato do painel eletrônico da Câmara ter sido alterado para possibilitar a votação do vereador Anderson de Tuca, que já havia sido declarado ausente e que foi esperado por mais de uma hora para votar.


O Fórum em Defesa da Grande Aracaju prevê que até o início da próxima semana a petição inicial e toda a documentação necessária estejam em condições de ser protocoladas junto ao Tribunal de Justiça de Sergipe.

Comentários

  • Luiz Carlos 26/02/2015 às 08:10

    Ainda bem que temos pessoas que ainda pensam no bem comum, esses políticos que olham apenas pra o próprio rabo, querendo enriquecer ainda mais tirando ilicitamente dos menos favorecidos. Só espero que tenhamos êxito nesse processo e não seja mais uma ação a ser engavetada.

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.