Poder e Cotidiano em Sergipe
INSS tem 180 dias para formalizar seus processos eletrônicos, diz TCU 21 de Março 5H:59
COTIDIANO

INSS tem 180 dias para formalizar seus processos eletrônicos, diz TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) concedeu um prazo de 180 dias para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adote medidas que evitem a concessão ou o indeferimento de benefícios sem a devida formalização dos processos eletrônicos.

Essa decisão foi motivada pela constatação de um alto índice de erros nas concessões de benefícios, variando de 20% a 26%, de acordo com o programa de monitoramento da qualidade do INSS, o Supertec.

Durante a fiscalização, realizada entre janeiro de 2021 e março de 2022, em conjunto com a Auditoria-Geral do INSS, observou-se que mais da metade dos servidores responsáveis pelo reconhecimento de direitos em 2021 não tiveram suas entregas revisadas quanto à qualidade da análise e da decisão. Além disso, houve falhas na revisão de processos realizada no Supertec, com questionários incompletos e erros nos pareceres dos supervisores.

Diante dessas constatações, o TCU recomendou ao INSS que adote medidas para garantir a revisão sistemática das entregas dos servidores e aprimore os controles dos processos de trabalho do Supertec e da Revisão de Ofício. Essas medidas visam reduzir o alto índice de desconformidade e garantir a adequação, eficácia e efetividade da estrutura de supervisão técnica dos processos de reconhecimento inicial de direitos no INSS.

Com informações de TCU

Foto: Valter Campanato

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.