Poder e Cotidiano em Sergipe
Histórica Festa de Reis impulsiona a economia no estado de Sergipe 2 de Fevereiro 8H:51
COTIDIANO

Histórica Festa de Reis impulsiona a economia no estado de Sergipe

Sob forte influência do continente europeu, sobretudo de espanhóis e portugueses, a partir do século XVI o Brasil assistiu o surgimento da Festa de Reis, a princípio utilizada como uma das metodologias educacionais praticadas pelos colonizadores a fim de catequizar os povos originários.

A utilização da arte, em especial, contribuiu para que o diálogo entre indígenas e europeus superasse parcialmente as barreiras impostas pela oposição de idiomas. Por mais que este cenário embrionário seja pouco explorado, o fato é que a festividade segue se multiplicando entre os municípios brasileiros, e, entre os dias 24 de dezembro e 06 de janeiro, enaltece a visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a bíblia, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar.

Na visita, cada rei trouxe um presente — ouro, que representava beleza; incenso, para divindade e fé; e mirra, para a imortalidade. No estado de Sergipe, entre os municípios com atividade intensa voltada para este momento de festividade e adoração, estão: Macambira, Salgado, Japaratuba, Pedrinhas, Ribeirópolis, Santa Rosa de Lima, São Domingos, Siriri, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Santana do São Francisco, Propriá, Nossa Senhora do Socorro, Aracaju, São Cristóvão e Cedro de São João. De autoria da deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos), com a perspectiva de preservar e valorizar a cultura religiosa, a Festa de Santos Reis no Município de Macambira foi declarada como Bem de Interesse Cultural do Estado e a inclui no Calendário Oficial de Eventos.

Sobre a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei 309/23, a parlamentar destacou que: “essa é mais uma conquista do nosso mandato e tenho a alegria de compartilhá-la com todos vocês. A Festa de Santos Reis é um evento tradicional que une a comunidade, preserva nossa identidade cultural e fortalece o turismo local. Agora, com o status de Bem de Interesse Cultural, teremos recursos e apoio para sua promoção e preservação, garantindo que essa tradição seja transmitida às futuras gerações”. No decorrer destes eventos, em todas as cidades acontecem desfiles, apresentações musicais, danças folclóricas e representações teatrais, reunindo moradores e visitantes em torno da fé e devoção. O turismo religioso durante a Festa de Reis é responsável pelo impacto positivo na economia estadual.

De igual modo à cidade de Macambira, no ano de 2019 – fruto de um Projeto de Lei de autoria do deputado Luciano Pimentel (PP) –, também reconheceu a Festa de Santos Reis, do município de Siriri, Patrimônio Cultural do estado de Sergipe. O deputado lembrou no projeto, que a tradição de Reis, no município de Siriri, que além de muita animação, a festa leva renda a muitos moradores do município e da região. Comerciantes que vão há mais de 30 anos à festa dos Santos Reis em Siriri para vender cabacinhas, artigo típico da festa e que faz a alegria dos foliões, assim como os vendedores de barracas de lanche, bebidas e doces.

“Dessa forma, entende-se a importância de constituir a Festa de Reis de Siriri como patrimônio cultural imaterial do Estado, por ser importante instrumento na manutenção da cultura sergipana, e assim incluir no calendário oficial de eventos do Estado de Sergipe”, afirmou, na ocasião, o deputado Luciano Pimentel.

Foto: Ascom | Ribeirópolis

Fonte Agência Sergipe de Notícias

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.