Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo discute estratégias para implantação do Estatuto da Metrópole 7 de Junho 18H:14

Governo discute estratégias para implantação do Estatuto da Metrópole

O vice-governador do estado, Belivaldo Chagas, comandou na tarde desta terça-feira, 06, reunião no Palácio dos Despachos, com secretários de Estado e técnicos do governo para discutir a adequação da Lei Estadual Nº 25 de 1995, que criou a Região Metropolitana de Aracaju, às recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Dentre as exigências do STF está a criação do Estatuto da Metrópole.

 

Belivaldo Chagas afirmou que com a criação do Estatuto da Metrópole e as novas adequações à Lei de 1995, o governo poderá promover um crescimento organizado da região metropolitana da capital.

 

“A nova legislação vai promover um desenvolvimento sustentável, ordenado e integrado dos municípios que compõem a região metropolitana”, ressaltou.

 

Fazem parte da região metropolitana os municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Socorro. O grupo também discutiu a criação de uma microrregião portuária em Barra dos Coqueiros, que deve incorporar ainda os municípios de Santo Amaro, Maruim, Carmópolis e Laranjeiras.

 

De acordo com o procurador do Estado, Pedro Dias, o Estatuto da Metrópole disciplina a região metropolitana; cria o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que deverá ser revisado a cada 10 anos; cria o plano de governança interfederativa; permite a participação do Estado na própria região metropolitana; faz prevalecer o interesse comum sobre o local; e gera um planejamento integrado dos municípios.

 

Pedro Dias também apresentou uma minuta do anteprojeto de Lei Complementar para cumprir as novas resoluções do STF, que estabelece a criação do Estatuto da Metrópole.

 

O anteprojeto contempla a criação das normas gerais do Plano de Desenvolvimento Urbano Integral (PDUI); estipula integração do planejamento e execução da função pública de interesse comum; integra as ações de regularização fundiária existe entre nos quatro municípios; cria instância executiva (prefeitos e governo), instância colegiada (normativa e deliberativa) e sistema integrado de alocação de recursos, dentre outros.

 

O anteprojeto também estabelece a integração das políticas ambiental, zoneamento urbano, crescimento articulado das cidades e respeito à autonomia municipal.

 

O vice-governador Belivaldo Chagas sugeriu, e foi aprovada, a realização de uma reunião com os prefeitos e vereadores dos municípios que compõem a região metropolitana de Aracaju e da microrregião portuária que será criada.

 

Pedro Dias destacou que o Estatuto da Metrópole vai coordenar o crescimento ordenado e de forma integral dos municípios que fazem parte da região metropolitana de Aracaju. “Vamos reduzir diversos problemas de serviços públicos como transporte, educação, zoneamento ambiental e saúde, dentre outros setores”, acentuou.

 

Participaram da reunião, o secretário de Estado do Planejamento, orçamento e Gestão (Seplag), Rosman Pereira; da Indústria, Desenvolvimento e Tecnologia, José Augusto Pereira; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (Codise), Eugênio Dezem; secretário do Turismo, Fábio Henrique; os assessores José Oliveira Júnior e Ricardo lacerda; os representantes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Nelma Maria Lisboa, Antônio Isaac e Gleideneides Teles, e o representante da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Iury Silva.

 

ASN

 Foto: Victor Ribeiro/ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.