Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo de SP empresta bombas para Sergipe superar seca 12 de Setembro 9H:03

Governo de SP empresta bombas para Sergipe superar seca

Baixa vazão do rio São Francisco pode gerar dificuldades, mas não há risco de desabastecimento

O governador Jackson Barreto e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinaram termo de empréstimo de equipamentos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para a Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso).

O termo faz parte da política de planejamento hídrico do Estado e garante o abastecimento da região metropolitana em caso de estiagem.

Os equipamentos são dois flutuantes com conjuntos moto-bombas com vazão de 4 m³/s, que foram utilizados durante a crise hídrica de São Paulo e que não estão sendo utilizados no momento. Os aparelhos ficarão à disposição da Deso por seis meses sem custo para o Estado.

Em conversa com Alckmin, Jackson informou que o Rio São Francisco é a principal fonte de captação de água de Aracaju e de sua região metropolitana (Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão), um aglomerado urbano com mais de 1 milhão de habitantes.

No entanto, a vazão do Rio vem reduzindo de forma significativa nos últimos anos, baixado de 1.300 m³/s para os atuais 580 m³/s, comprometendo o abastecimento. Na avaliação do governador sergipano, a cessão dos equipamentos representa o protagonismo do governo do Estado em se antecipar a um futuro problema de desabastecimento.

“Vamos levar a tecnologia como medida de prevenção, já que estamos vivendo um momento de grande dificuldades com a adutora que atende cerca de 1 milhão de pessoas em Aracaju e Grande Aracaju. Se até novembro não tivermos chuvas na cabeceira do São Francisco, podemos chegar numa situação parecida com a Cantareira. No momento, não há risco de desabastecimento porque temos a barragem do Rio Poxim, que garante 30% do abastecimento da capital e ainda há condição de se tirar água do São Francisco”, disse.

Alckmin explicou que o método de bomba flutuante foi desenvolvido durante a crise hídrica de 2014. “Adquirimos uma boa tecnologia hídrica por conta da crise de 2014 e estamos cedendo equipamentos de grande potência para retirar água de regiões mais profundas. O Rio São Francisco baixou a vazão em Sergipe, em virtude da grande seca que está ocorrendo, e isso dificulta a retirada de água para a capital. Então, cedemos para o governo de Sergipe”, declarou, explicando que a cessão não compromete o abastecimento paulista, já que o sistema Cantareira está com mais de 60% de reserva de água.

A cessão do equipamento e demais materiais necessários para sua instalação, avaliados em R$ 1,023 milhão, será por 180 dias e pode ser estendida, caso seja necessário. Não há qualquer custo aos beneficiados. O transporte dos equipamentos será feito pela Deso, em carretas. A Sabesp dispõe de assistência técnica para instalação e pré-operação dos equipamentos.

 ASN

Foto: Diogo Moreira/ Governo de São Paulo

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.