Poder e Cotidiano em Sergipe
Governador sanciona lei que beneficia servidores estaduais da Aperipê, Pronese e Emdagro 27 de Março 18H:36

Governador sanciona lei que beneficia servidores estaduais da Aperipê, Pronese e Emdagro

Diante de um auditório lotado de servidores estaduais da Fundação Aperipê, Emdagro e Pronese, o governador Jackson Barreto sancionou projeto de lei que garante alterações em carreiras e incorporação de gratificações para essas três instituições.

 

A solenidade ocorreu nesta segunda-feira, 27, no auditório da Aperipê. O Projeto altera dispositivos da Lei 7.820/2014, que institui o PCCV (Plano de Cargos e Carreira e Vencimentos) da Administração Geral do Poder Executivo do Estado de Sergipe.



“Quero dizer aos meus companheiros da minha alegria por ter tido a oportunidade de atender a esse pleito do sindicato, das associações, esse pleito dos trabalhadores da Fundação Aperipê, da Emdagro e Pronese. Hoje, uma ampla gama de servidores foram beneficiados e aí como disse o companheiro Chiquinho [o deputado Francisco Gualberto] a gente não fica chorando e lamentando a situação financeira do Estado, a gente faz. Minha vida pública é feita na defesa dos direitos dos trabalhadores e dos movimentos sociais. Esse ato beneficia uma ampla gama de servidores, é uma realização como governador coordenar essa solenidade”, destacou.


Com a sanção, os servidores das três instituições terão garantidos gratificação - no caso dos trabalhadores da Emdagro e Pronese -, e níveis formais de escolaridade para quem trabalha na Aperipê.  Em seu discurso, Jackson ressaltou que o projeto de lei atende a uma demanda antiga das categorias, sobretudo para os servidores da Aperipê, que há mais de 10 anos lutam pelas alterações na carreira e nos interníveis da Fundação.

 

“Estamos fazendo história com a fundação Aperipê, afinal de contas, são anos de luta, de reivindicação. Quero destacar o papel de Fernando Cabral, do sindicato dos radialistas, que sempre lutou pela valorização dessa categoria profissional”.



O diretor presidente da Fundação Aperipê, Givaldo Ricardo, reconheceu a sensibilidade do governador diante dos servidores da Instituição. “No momento de extrema dificuldade financeira, o governador teve a sensibilidade de reconhecer o valor que os funcionários da Aperipê possuem. Esse é um dia histórico para a comunicação de Sergipe, pois os 54 trabalhadores que fazem parte dessa equipe sabem o quanto essa luta foi difícil. Hoje, com os benefícios que serão levados para a aposentadoria de cada um deles, podemos ver que essa ação não poderia ser mais recompensadora, uma vez que aqui é produzido um conteúdo de extrema qualidade, que alavanca o verdadeiro objetivo da Fundação: incentivar a cultura sergipana e a cidadania através da arte e do conhecimento”.



O presidente do Sindicato dos Radialistas, Fernando Cabral, relembrou a luta da categoria e lembrou que o governador  manteve diálogo aberto com a categoria. “Quero agradecer a Jackson Barreto, por manter o diálogo aberto desde 2011. Essa conquista  é dos trabalhadores, mas se não fosse a compreensão do governador de fazer uma reparação para nós, operários, que sofremos desde a década de 1990, ainda estaríamos na luta . Gestões passaram e não deram a atenção, ou o reconhecimento, que Jackson demonstrou hoje com a implementação desse projeto. Belivaldo também foi essencial durante as negociações, pois ajudou a promover a abertura dos diálogos entre o Governo do Estado e os representantes da nossa profissão, estando presente e garantindo que sempre fôssemos ouvidos”.



A opinião foi reforçada por funcionários da Aperipê, como os radialistas Cristiano Prado –, servidor mais antigo no quadro da Fundação, que trabalha no órgão desde 1981 – e Chico Melodia.  “Acho um esforço muito grande de Fernando Cabral, presidente do sindicato dos radialistas. O governo de Jackson Barreto reconhecer, neste momento, o valor do profissional de comunicação, principalmente nós radialistas da Aperipê, é muito significativo e gratificante”, disse Cristiano.



Essa conquista representou a força da luta da nossa classe, que acontece há mais de 20 anos, e nenhum governador fez o que Jackson Barreto acabou de realizar. Cabral também foi a nossa grande bandeira, que alavancou a nossa carreira, nossa remuneração, para o bem de cada funcionário. Além deles, tivemos o empenho de Chiquinho Gualberto, do vice-governador Belivaldo, de Gilvaldo Ricardo, aqui na Aperipê; todos emprenhados, trabalhando com energia para que tudo esse dia fosse concretizado”, disse Chico Melodia.



Para o técnico agrícola da Emdagro, José Neviton Santos Melo, a assinatura garantiu segurança aos servidores. “Estamos muito felizes com esse benefício. Sentíamos uma angústia muito grande, pois havia a possibilidade de perdermos uma parte do salário adquirido através garantido no PCCV. Com essa Lei, esse risco não existe mais, o que dá uma segurança muito grande a todos os trabalhadores que fazem parte da Emdagro”.



Antes, nós não poderíamos manter esse acréscimo, e agora ficamos mais tranquilos porque vamos manter esses ganhos em nossas aposentadorias, conseguimos o direito de incorporar o que recebíamos na Pronese”, afirmou o servidor Messias Gonçalves.



O presidente da Associação dos Servidores da Emdagro, Erinaldo Pereira dos Santos, apontou que a assinatura foi uma conquista dos estatutários, mas que continuará lutando para que benefícios também sejam garantidos aos celetistas. “Hoje conversamos com o governador sobre o corte salarial dos celetistas da Emdagro e ele foi solícito à nossa causa, disse para conversarmos com Chiquinho Gualberto para que daí fosse feito o encaminhamento”, explicou.



O deputado estadual Francisco Gualberto frisou os esforços do governador em sancionar o projeto, mesmo diante da crise financeira do estado e as dificuldades no pagamento da folha. “Todos os nossos esforços, todas as nossas vontades, todo o nosso empenho, entre todos nós, talvez significasse muito pouco não fosse a sensibilidade política e administrativa do nosso governador Jackson Barreto. Porque, inclusive, no dia que nós tivemos a reunião com todos, nós dissemos “governador, não podemos enganar o senhor, a proposta vai ter impacto na folha” . O governador levantou e disse “sei que temos dificuldades em mãos, sei que não podemos fazer muito, mas temos que fazer um sacrifício absoluto e fazer um gesto em atendimento aos trabalhadores porque eles merecem”, lembrou.

PCCV’s
Os Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV's) foram criados pelo Governo do Estado e aprovados na Assembleia Legislativa em abril de 2014 e estão valendo desde o dia 1° de julho de 2014, data em que os direitos garantidos em Lei começaram a valer e que teve início a contagem para os diversos benefícios que advêm dos planos.


O Plano é um pacote de benefícios elaborado pelo Governo do Estado, que organiza a tabela salarial e a carreira dos servidores, com ganhos através de mudanças de níveis a cada três anos e por apresentação de diplomas de titulações.

 

Eles estão dispostos nas Leis Estaduais de nº 7.820 (Administração Geral); 7.821 (Saúde) e 7.822 (Área da Engenharia). São beneficiados servidores ativos da Administração Geral (telefonistas, oficiais administrativos, vigilantes, merendeiras, agentes penitenciários, entre outros); Saúde (médicos, enfermeiros, odontólogos, etc); e Área da Engenharia (Engenheiros, arquitetos e outros).


A primeira etapa foi implantada em 2014, com a incorporação de 30 gratificações da Administração Geral, Saúde e Área da Engenharia. No contracheque, essas gratificações passaram a ser denominadas Vantagem Pessoal Incorporada (VPI). O PCCV abrange também ganhos reais com as progressões por titulações.

Presenças
Estiveram presentes na solenidade o vice-governador Belivaldo Chagas; o secretário de Estado do Governo, Benedito Figueiredo; o secretário de Estado da Comunicação Social, Sales Neto; o presidente da Associação dos Servidores do Pronese, Antônio Álvaro Carvalho; o presidente da Federação Sergipana de Futebol, Milton Dantas; dirigentes sindicais e servidores. 

 

ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.