Poder e Cotidiano em Sergipe
Farmácias Populares ampliam o acesso aos medicamentos essenciais 17 de Julho 17H:16

Farmácias Populares ampliam o acesso aos medicamentos essenciais

São 112 medicamentos entregues gratuitamente ou com até 90% de descontos

Mais de 150 mil atendimentos foram realizados pelas Farmácias Populares de Estância, Nossa Senhora da Glória e Propriá nos últimos quatro anos. Desde 2010, quando iniciaram o funcionamento, as unidades têm garantido à população o acesso a 112 medicamentos essenciais, indicados para o tratamento das doenças que mais acometem a população brasileira.



No mesmo período, as três farmácias, juntas, entregaram mais de 500 mil medicamentos. Desse total, 30.071 foram vendidos a baixo custo e 562.638 foram dispensados através do programa ‘Saúde Não Tem Preço’, que garante à população o acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de asma, hipertensão e diabetes.


Além da dispensação de medicamentos, as farmácias realizam os serviços de cuidados farmacêuticos, uma iniciativa que atua na prevenção, identificação e resolução de problemas relacionados à farmacoterapia, com o objetivo de identificar os resultados clínicos negativos que podem ocasionar a não eficácia do tratamento e até mesmo o surgimento de efeitos colaterais.


“A maioria dos usuários captados para esse serviço tem dificuldade de adesão ao tratamento porque não compreende a doença que possui e a importância de seguir o tratamento prescrito. Muitos também têm dificuldade de controlar os parâmetros clínicos porque tomam mais de um medicamento e não conseguem, sozinhos, administrá-los”, justifica a coordenadora Estadual das Farmácias Populares, Cristiane Trindade.


Para ter acesso aos medicamentos, o usuário deve apresentar a receita médica, que pode ter sido emitida pela rede particular ou pública, o CPF e um documento com foto. “O cidadão que desejar ser avaliado pelo nosso serviço de cuidados farmacêuticos deve conversar diretamente com o farmacêutico da unidade”, reforça a coordenadora.


O programa em Sergipe
A iniciativa faz parte do programa do Ministério da Saúde 'Farmácia Popular do Brasil'. Sergipe conta com nove unidades dessas farmácias. Do total, três são administradas pelo Governo do Estado, que investe mensalmente, R$60 mil para custeio total. Ainda em 2014, será inaugurada uma nova unidade, que está localizada no município de Tobias Barreto.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.