Poder e Cotidiano em Sergipe
Família alojada há quatro meses na rótula do Sinhazinha deixa o local 8 de Maio 14H:27

Família alojada há quatro meses na rótula do Sinhazinha deixa o local

No último sábado, 06, após alguns encontros de sensibilização por parte da equipe de abordagem social da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Semasc) a família que estava alojada na rótula entre as Avenidas Hermes Fontes, Adélia Franco e Silvio Teixeira, no Bairro Grageru, próximo ao Posto de Saúde Sinhazinha, deixou o local.



Na rua por conta de conflitos com a comunidade, os moradores se encontravam no local há cerca de quatro meses. Várias abordagens foram executadas até que a família materna de um dos ocupantes foi encontrada e aceitou acolhê-los.

 

A coordenadora ainda explicou que os encaminhamentos dados visam à garantia de direitos e o resgate da autoestima, não sendo conduta da Assistência a prática higienista para a simples retirada dessas pessoas das vias públicas.


"A partir de um processo de abordagem social, realizado pela equipe do Centro Pop, identificamos que aqui residia uma família fixa. Diante da situação de precariedade e de risco vivenciado por um casal e uma criança de dois meses, os nossos profissionais iniciaram a negociação, que terminou no último sábado de manhã”, destacou a coordenadora da Proteção Especial da Semasc, Lorena Magno.

 

Além da família, foi observada a presença de um idoso oriundo de Alagoas e de adultos e crianças que possuem residências fixas em Aracaju, mas que transitavam na praça de maneira sazonal para a prática da mendicância nos sinais, sempre em épocas e datas comemorativas.

 

O idoso, por sua própria escolha, foi encaminhado para o seu Estado de origem, para acolhimento nos equipamentos de assistência alagoanos. Já os adultos e as crianças foram cadastrados para o recebimento de auxílios vindos de programas socioassistenciais do Governo Federal.

 

É importante lembrar que os usuários precisam aceitar os nossos serviços para sair desta situação de risco. Assim, junto a eles, podemos dar continuidade a um trabalho de cidadania. Agora a equipe da Proteção Especial, em parceria com a equipe de Proteção Básica, está ofertando desde benefícios e inserção em programas sociais, até cursos para a reinserção no mercado profissional”, finalizou.

 

Na manhã desta segunda, 08, em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), foi realizada a retirada do material deixado para trás pelas pessoas que ocupavam a área e que fizeram uma triagem daquilo que queriam levar com elas.

 

Com essa retirada, estamos fazendo também a limpeza e a revitalização da região, com poda das árvores e jardinagem. A ideia é que também seja feita, por meio da Empresa Municipal de Urbanização de (Emurb), a melhoria da iluminação, para garantir maior segurança para quem transita aqui.” explicou o gerente de áreas verdes da Emsurb, Fabiano Augusto.

 

Semasc

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.