Poder e Cotidiano em Sergipe
Eneva considera leilão para ampliar projeto da Celse 13 de Março 9H:20
COTIDIANO

Eneva considera leilão para ampliar projeto da Celse

A Eneva está considerando expandir o projeto da Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) no leilão de reserva de capacidade previsto para agosto de 2024. Esta expansão tem potencial para alcançar 1,2 GW, com uma demanda de 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Ao mesmo tempo, a empresa está se preparando para lançar a mesa de comercialização de gás natural no segundo semestre deste ano, utilizando o terminal de GNL em Sergipe.

Durante o Sergipe Day na Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio, Marcelo Lopes, diretor executivo de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva, destacou a importância de ampliar a capacidade térmica no complexo de Sergipe como uma das estratégias de crescimento da empresa.

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu uma consulta pública para discutir as regras do leilão, que visa contratar potência para garantir o suprimento de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN), incluindo termelétricas e hidrelétricas.

Atualmente, a operação em Sergipe conta com a usina Porto de Sergipe I, com capacidade de 1,593 GW, interligada ao terminal de GNL. A expansão planejada inclui mais três turbinas em ciclo aberto, cada uma com aproximadamente 400 megawatts de capacidade.

O terminal de GNL de Sergipe está sendo conectado à malha de gasodutos da Transportadora Associada de Gás (TAG), permitindo à Eneva negociar acordos flexíveis de fornecimento de gás, especialmente para o mercado termelétrico. A empresa já possui um contrato de longo prazo com uma termelétrica a partir de 2026.

A expectativa é fechar novos acordos antes do início da operação da mesa de comercialização, prevista para o segundo semestre. O terminal terá uma capacidade remanescente de 15 milhões de metros cúbicos diários.

Com a conexão do terminal à malha integrada, a Eneva será capaz de oferecer flexibilidade de suprimento de gás, tornando-se o primeiro terminal privado conectado à malha de gasodutos da TAG a oferecer essa flexibilidade.

Com informações de EPBR

Foto: Eneva

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.