Poder e Cotidiano em Sergipe
Emsurb apresenta ao TCE justificativas sobre processo de licitação do lixo 31 de Julho 11H:12

Emsurb apresenta ao TCE justificativas sobre processo de licitação do lixo

 

Na manhã desta segunda-feira, 31, o presidente interino da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, protocolou, no Tribunal de Contas do Estado, a entrega das justificativas, quanto à denúncia protocolada pela Torre Empreendimentos na última quinta-feira, 27, questionando itens do edital da licitação pública para a contratação de empresas especializadas para a execução dos serviços de limpeza urbana em Aracaju.

 

Entregamos toda a documentação antes do prazo estabelecido pelo TCE, que seria até às 11 horas, de forma a auxiliar o tribunal na agilidade da análise do processo para que hoje às 17 horas façamos a abertura das propostas, conforme edital”, enfatizou o presidente Luiz Roberto.

 

Na última sexta-feira, 28, em razão da determinação do TCE, a Empresa Municipal publicou errata informando o novo horário para o recebimento e abertura das propostas, que será ás 17h desta segunda-feira.

A solicitação da Torre foi no sentido de que o TCE suspendesse cautelarmente o certame, mas o presidente do Tribunal, Clovis Barbosa, entendeu que deveria ouvir a Emsurb sobre o assunto antes de decidir definitivamente. “No início da tarde iremos nos pronunciar a respeito do assunto, após análise da justificativa apresentada pela presidente da Emsurb. Tomaremos a decisão de forma conjunta com o conselheiro Ulices Andrade”, explicou o presidente.


Todas as empresas que solicitaram explicações, junto a Comissão Permanente de Licitação da Emsurb, a respeito do processo licitatório, tiveram todos os seus questionamentos esclarecidos. A empresa Torre, foi a única a pedir a impugnação do edital e a protocolar denúncia no TCE, porém a peça impugnatória foi devidamente respondida pela Comissão.


Transparência

A Emsurb deu grande publicidade e transparência a todo o processo de licitação. No dia 28 de junho, um jornal de grande circulação nacional do Rio de Janeiro, e um jornal local publicaram o edital, tanto no meio impresso como on-line. Segundo informações da Comissão Permanente de Licitação da Emsurb, mais de 40 empresas acessaram o edital, sendo mais de 15 delas de outros estados.

 

Ainda no mesmo dia, o presidente Luiz Roberto, foi pessoalmente aos órgãos de controle externo, Ministério Público e Tribunal de Contas, para protocolar a entrega de todo o material. Na ocasião, esclareceu que até quatro empresas poderão vencer a licitação, uma em cada lote, para garantir a competitividade.

 

Edital

A licitação está dividida em quatro lotes. O primeiro deles diz respeito à coleta, transporte e descarga de resíduos sólidos urbanos. Neste lote estão incluídos os resíduos domiciliares, comerciais e públicos, cuja quantidade é de 204 mil toneladas por ano. Há também a coleta, o transporte e a descarga de material reciclável, com previsão de 120 toneladas em 12 meses. Inclui-se neste lote ainda o serviço de educação ambiental.

 

O lote dois envolve a coleta, o transporte e a descarga de resíduos sólidos da construção civil e volumosos, com quantidade prevista de 180 mil toneladas anuais. O terceiro lote corresponde à varrição e limpeza mecanizada das praias. Neste grupo estão inseridos os serviços de varrição manual de vias e logradouros públicos; os serviços de varrição mecanizada, além da limpeza mecanizada das praias. O último lote é da limpeza geral, com roçagem mecanizada e limpeza geral.

 

Emsurb

Fotos: Marcos Rodrigues

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.