Poder e Cotidiano em Sergipe
Em Sergipe, chuva continua até quarta-feira 4 de Setembro 16H:14

Em Sergipe, chuva continua até quarta-feira

Tempo deve permanecer instável até 21 de setembro

 

A estação inverno só se despede de 2017 no próximo dia 21 de setembro. Até lá, antes de abrir as portas para a primavera, de acordo com o Centro de Meteorologia de Sergipe, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o tempo deve permanecer instável, com possibilidades de chuvas intensas ou intercaladas em todas as regiões e com volumes de até 120 milímetros (mm), finalizando o período com o melhor superávit pluviométrico dos últimos seis anos.



E essa instabilidade ganhou força no início da noite do último domingo, 3, e adentrou esta segunda-feira, 4, com chuvas e ventos fortes em todas as regiões, conforme explica o coordenador do Centro de Meteorologia, Overland Amaral.

 

“É uma circulação típica da estação inverno que ainda predominará até o dia 21 de setembro. Nós temos sempre essa circulação com escoamento de instabilidade, trazida pelo mar e adentrando o Estado. Neste cenário, as chuvas devem continuar pelos próximos dias. São circulações típicas do inverno”.

Ainda segundo Overland, até quarta-feira, 6, as chuvas serão contínuas e, posteriormente, intercaladas.”Só retornarão na semana seguinte, com essas mesmas condições de escoamento que aparecem hoje”.



Próximos invernos
O inverno mais rigoroso decorre, segundo Overland, da situação de neutralidade dos fenômenos La Niña e El Niño. “Vamos entrar num ciclo de, pelo menos, cinco anos com essa normalidade. Quando o fenômeno El Niño está ativo, nós temos um bloqueio dessa situação de chuva e, agora, o El Niño não existe, está neutro, e neutralidade significa que a circulação climatológica da América do Sul será normalizada. Portanto, nós teremos climas com chuvas acima da média nos próximos anos também, com variações, é claro, dentro do padrão da nossa região”, concluiu ele.

 

Semarh

Foto: André Moreira

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.