Poder e Cotidiano em Sergipe
Eleições: PMDB tem o maior número de filiados no país 30 de Maio 8H:51

Eleições: PMDB tem o maior número de filiados no país

De acordo com a base de dados da Justiça Eleitoral, atualmente há 16.018.485 brasileiros filiados a partidos políticos, incluindo os que moram no exterior. O total de legendas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chega a 35 agremiações.

 


O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) tem o maior número de filiados: 2.306.056. Em seguida, vem o Partido dos Trabalhadores (PT), com 1.549.608, e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 1.405.117 adeptos.

 


Das legendas com a menor quantidade de filiados, duas estão entre as mais recentes com registros aprovados no TSE: Partido Novo (NOVO) e Rede Sustentabilidade (REDE), com 2.394 e 15.600 filiados, respectivamente. Já o Partido da Causa Operária (PCO) soma 2.894 integrantes.


As informações são divulgadas por meio do sistema Filiaweb - ferramenta desenvolvida pela Justiça Eleitoral para que os partidos políticos e o cidadão possam interagir de forma on-line com o Sistema de Filiação Partidária -, disponível no site do TSE, na aba “Partidos”, link “Filiação partidária”.


Idade e sexo
Com relação à faixa etária dos filiados a partidos políticos no Brasil, a maioria tem entre 43 e 58 anos (6.034.926). Em contrapartida, a menor parte de adeptos tem acima de 79 anos (708.974). Já os jovens de 16 a 21 anos equivalem a 192.991 filiados.

 


Do total de filiados existentes no país, 8.860.933 são homens e 7.157.552 são mulheres. Os que declararam ter algum tipo de deficiência física correspondem a 65.876 membros de legendas partidárias.


Procedimento
O artigo 19 da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) estabelece que as agremiações devem encaminhar as relações de seus filiados em abril e outubro de cada ano. Além dessas datas, a lista de filiados pode ser atualizada diariamente pelos partidos e as estatísticas são atualizadas mensalmente.

 


“A filiação partidária constitui uma relação de direito privado, estabelecida entre o cidadão e a agremiação partidária. À Justiça Eleitoral incumbem o arquivamento, a publicação e a verificação do cumprimento dos prazos de filiação para efeito de registro de candidaturas”, explica o secretário da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE), Sergio Cardoso.

 


A relação atualizada deve conter a data de filiação e o número dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados às legendas estiverem inscritos. Se a relação não é remetida nos prazos mencionados, permanece inalterada a filiação de todos os eleitores.


No caso de coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais.

 

Eleições 2016
Para concorrer a um cargo eletivo em 2 de outubro deste ano, o candidato tem de estar filiado ao partido pelo qual pretende concorrer há pelo menos seis meses antes do pleito, ou seja, o prazo encerrou no dia 2 de abril. Essa é uma das condições de elegibilidade exigidas pela legislação.

 

Fonte: TSE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.