Poder e Cotidiano em Sergipe
Desemprego registra pequena queda em Sergipe 20 de Novembro 19H:23
COTIDIANO

Desemprego registra pequena queda em Sergipe

O Estado de Sergipe registrou no 3º trimestre de 2017 queda para 13,6% no índice de desemprego, o que representa um decréscimo de 0,5 ponto percentual frente ao trimestre anterior (14,1%).

O levantamento foi feito pelo Observatório de Sergipe, vinculado a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

Os dados levantados pelo Observatório de Sergipe indicam que a população desocupada no Estado ficou em aproximadamente 139 mil no 3º trimestre deste ano, correspondendo uma queda de 3,5% frente ao trimestre anterior (aproximadamente 144 mil pessoas).

O resultado ficou acima do registrado pelo Brasil (12,4%) e abaixo do alcançado pelo nordeste (14,8%).

Na análise por grupo de atividades os setores do “comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas” foram as que mais ganharam trabalhadores: um acréscimo de 14 mil, em comparação ao trimestre anterior.

Em seguida vem serviços “domésticos e informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas”, com um aumento de 8 mil e 7 mil trabalhadores, respectivamente.

O grupo que contempla ‘construção civil’ também teve um incremento de 2 mil trabalhadores.

As maiores perdas ocorreram nas atividades ‘agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura’ e ‘indústria geral’, com 11 mil e 10 mil trabalhadores a menos, respectivamente.

Ainda de acordo com o boletim, a população sergipana ocupada no 3º trimestre de 2017 continuou a mesma do trimestre anterior (881 mil pessoas).

Já o nível de ocupação, que mede a parcela da população com trabalho em relação à população em idade de trabalhar, atingiu 48,4% no 3º trimestre deste ano, 0,2 ponto percentual a menos que o trimestre passado. No mesmo período de 2016, o indicador era de 48,7%.

*Com informações da Seplag

Foto: Caixa Econômica Federal

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.