Poder e Cotidiano em Sergipe
“Defendemos eleições diretas e a candidatura de Lula”, diz João Daniel 12 de Junho 18H:19

“Defendemos eleições diretas e a candidatura de Lula”, diz João Daniel

 

O deputado federal João Daniel (PT) defende a realização de eleições diretas, com a candidatura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.  Segundo ele, até agora não há provas contra o ex-presidente, apenas uma perseguição política de setores que estariam usando a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

 

Daniel também criticou parte da bancada sergipana em Brasília, avaliando que em certas votações alguns integrantes têm votado de costas para a população trabalhadora.

 

Ele ainda disse que o PT pretende manter a aliança com o PMDB, indicando o candidato ao governo ou senado. O petista falou ainda sobre o momento atual que seu partido e o país vivem. Confira abaixo a conversa com o BLOG DO MAX/JORNAL DA CIDADE.

 

BLOG DO MAX- O que representou a eleição de Gleisi Hoffmann para o PT, neste momento difícil da política nacional? O senhor defendeu o nome dela?
João Daniel - Nós defendemos a convocação do Congresso antecipado para que o partido fizesse um debate sobre a real situação da conjuntura política nacional e internacional. Os dois nomes que se colocaram para disputar a Presidência do partido – os senadores Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann – são dois grandes parlamentares e dirigentes que se tornaram muito conhecidos por conta de terem sido grandes senadores que combateram firmemente a questão do golpe contra a presidenta Dilma e têm o reconhecimento da militância do partido. Temos uma boa relação e debatemos com ambos, mas estávamos com Lindbergh. Tanto a Gleisi quanto o Lindbergh representam o novo momento do partido: a necessidade urgente de estar unido e antenado ao clamor das ruas, para que o partido esteja, mais do que nunca, voltado para os seus grandes compromissos históricos, que são compromissos com a classe trabalhadora, com a democratização do nosso país, no sentido amplo dos direitos da população brasileira, seja na área da saúde, da terra, da habitação. Esse é o grande desafio e este é o tom, o novo momento que o partido vive, a militância, os filiados e a população brasileira exigem. Um partido firme e comprometido com as mudanças estruturais para o nosso país.

 

BM - Críticos ao partido avaliam que em meio a tantas acusações o PT poderia ter escolhido alguém sem envolvimento na Lava Jato. Por que não fizeram essa opção?
JD - Primeiro, precisamos saber que todas as acusações precisam de provas. Até o momento não há prova nenhuma contra a presidenta eleita do PT. Nós, nosso partido e todos aqueles que conhecem, sabem que foi o nosso partido que deu total autonomia, pela primeira vez no Brasil, para que estivessem fortalecidas as estruturas de fiscalização e controle no país, a exemplo da Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal. Portanto, nosso partido sempre teve e tem interesse que a justiça seja justa, no sentido de que todas as denúncias precisam ter provas e, neste momento, não há prova nenhuma contra a atual presidenta do PT.

 

BM -  Uma candidatura de Lula em 2018 é algo irreversível?
JD - É um debate que está sendo feito e no partido há uma unanimidade, hoje, de que o PT precisa retomar esse grande debate do projeto da nação brasileira que foi iniciado em 2003, no governo Lula e dado continuidade no primeiro mandato da presidenta Dilma, tocado durante os 12 anos do governo do PT. Há a necessidade de o partido debater com o povo brasileiro este novo momento político nacional, que é um momento que se coloca à disposição da sociedade brasileira o nome do presidente Lula. E para fazer esse grande debate defendemos eleições diretas hoje e defendemos, sim, a candidatura de Lula à Presidência da República.

 

BM - O partido já analisou um cenário eleitoral onde Lula possa estar preso? O PT já pensou em seu posicionamento caso haja uma prisão contra Lula?
JD - Primeiro, nós confiamos na Justiça e todas as denúncias contra o presidente Lula até aqui foram feitas sem nenhuma comprovação. Portanto, elas não cabem condenação e prisão e é nisso que nós confiamos e acreditamos. Então, nosso partido não tem esse cenário, porque para que uma pessoa seja condenada precisa prova. E o que tem contra Lula até agora é uma perseguição política de setores conservadores que usaram a Polícia Federal e o Ministério Público Federal para fazer acusações, sem nenhuma prova.

 

BM - Em Sergipe o PT já definiu o seu destino em 2018? Há possibilidade de o PT e PMDB não marcharem juntos em Sergipe?
JD - Nós trabalhamos para que em Sergipe possamos continuar construindo um projeto comprometido com os interesses populares, da maioria da população. E nesse sentido nosso partido tem muita confiança de que possa ser dado continuidade para fortalecer um projeto de compromisso social com toda população sergipana, para garantir um projeto progressista. E nesse projeto achamos que essa aliança que levou à vitória do governador Marcelo Déda, de Jackson Barreto e depois à vitória de Edvaldo Nogueira à Prefeitura de Aracaju continue reunindo forças progressistas dentro de um programa comprometido com um projeto de mudança em todas as áreas: social, na valorização dos servidores e dos serviços públicos, na valorização da educação e nos grandes desafios que o Estado de Sergipe ainda tem, entre eles a erradicação da miséria e do analfabetismo e das demandas por terra e moradia.



BM - Em Sergipe, o senhor acha que o PT deve apresentar candidato ao governo, além do Senado?
JD - Depende. A princípio trabalhamos com a possibilidade de uma aliança e numa aliança termos vários partidos. Nosso partido quer estar na chapa majoritária, que na composição pode ser como governador ou senador. Nós teremos quatro vagas majoritárias, que são duas para o Senado, governador e vice. Nós trabalhamos para estar na chapa majoritária, como governador ou senador.



B - O senhor será o único candidato a deputado federal pelo PT? Estão levantando essa tese no partido?
JD - Não. Nosso partido sempre teve várias candidaturas e eu acredito que deverão ter outros candidatos. Agora, nós estamos debatendo com o PT e o próprio presidente Lula a importância da retomada de um projeto de desenvolvimento nacional que compreende ter uma bancada progressista maior na Câmara e no Senado. Nós precisamos avançar nisso. Nós estamos à disposição para disputar uma vaga na Câmara federal, mas compreendermos a necessidade de ampliarmos o campo progressista.

 

BM - O PT em Sergipe rejeita aliança com algum partido, em 2018?
JD - Claro. Isso será um debate feito com o partido em nível nacional e estadual e nós não temos interesse nenhum em termos alianças com partidos que não têm compromisso e programa dentro dessa aliança que nós pretendemos construir. Então, certamente, alguns partidos não estarão e não temos interesse de estar compondo.

 

BM - Há hoje uma aproximação entre o governador Jackson Barreto e o deputado André Moura? O senhor acha que isso pode evoluir para uma aliança política?
JD - Não sei. Eu sei que o que eu ouvi e presenciei sempre foi um debate em cima de projetos importantes para Sergipe.

 

BM - Como o senhor analisa o posicionamento da bancada sergipana nos temas que estão agitando a nação, como as reformas trabalhista e da previdência?
JD - Quem tem que avaliar é a população sergipana que elegeu seus oito deputados federais e três senadores. Essas duas reformas são reformas bancadas pelos setores conservadores da elite brasileira para tirar direitos dos brasileiros e rasgar a legislação de garantias históricas. Portanto, o povo que deve avaliar. Parte da bancada de Sergipe, em certas votações, tem votado de costas para a população trabalhadora. Mas cabe à população fazer essa avaliação. Nosso mandato não votou nem votará em nenhum projeto que retire direitos do povo sergipano e brasileiro.

 

BM - O fato de figurões do PSDB estarem sendo presos afasta o discurso de estar havendo uma perseguição ao PT, na Lava Jato?
JD - No caso da Lava Jato de Curitiba até agora houve, sim, perseguição ao PT e ao presidente Lula. Inclusive o nosso partido levou a cortes internacionais as denúncias sobre isso. O que queremos é que a Justiça faça julgamento baseado em provas, na nossa Constituição Federal, tanto para a situação quanto para a oposição. Que trate o PT como todos os outros partidos, sem nenhuma perseguição. Nós não queremos nenhum privilégio, mas um julgamento em que a justiça seja feita para todos, com respeito à Constituição, com direito de defesa e condenação quando houver provas, para membros de todos os partidos.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.