Poder e Cotidiano em Sergipe
Comitê de Gerenciamento de Crise discute prevenção aos efeitos das chuvas 18 de Janeiro 15H:08
PODER

Comitê de Gerenciamento de Crise discute prevenção aos efeitos das chuvas

O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, hoje, a primeira reunião do ano do Comitê de Gerenciamento de Crise. Na pauta, a apresentação do projeto do Plano de Contingência da Prefeitura de Aracaju e os encaminhamentos de prevenção aos efeitos das chuvas.

A criação do Gabinete de Crise foi normatizado em lei, e suas ações iniciais foram desenvolvidas no primeiro semestre do ano passado.

“Criado no ano passado, no período das chuvas, este órgão tem caráter permanente com a missão de preparar a cidade para os eventos de crise que poderão acontecer. No caso de Aracaju, o que tem ocorrido sistematicamente que provoca crises é o período das chuvas, que, historicamente, provocam deslizamento, alagamentos e eventos mais graves a depender do volume”, ponderou o prefeito.

No encontro, o secretário da Defesa Social, Luís Fernando Almeida, que também é o coordenador do comitê, apresentou o projeto do Plano de Contingência, com um mapeamento da cidade, o diagnóstico das áreas de riscos, as ações preventivas e paliativas e o papel a ser desenvolvido por cada ente municipal.

A única coisa que não podemos controlar é as chuvas, mas os fatores que nós pudermos controlar, iremos agir em cima, como a limpeza dos canais; a prevenção em relação ao descarte irregular do lixo, pois isso prejudica muito; a preparação dos CRAS e postos de saúde para a necessidade de receber pessoas, enfim, todo o conjunto de secretarias que se envolvem diretamente com este problema estarão preparadas com uma resposta”, explicou o secretário.

Um avanço no trabalho do Gabinete de Crise, que será implementado neste ano, é a criação dos núcleos da Defesa Civil nos bairros.

Inicialmente, quatro localidades receberão o projeto: Porto Dantas, Cidade Nova, Jabotiana e Zona de Expansão. Estes núcleos são o elo entre a Defesa Civil e os moradores dos bairros para a troca de informações sobre situações de riscos e tomada de medidas.

*Com informações da Ascom/PMA

Foto: Sérgio Silva/PMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.