Poder e Cotidiano em Sergipe
Comissão de Justiça da Assembleia aprova devolução de mandato do ex-deputado Rosendo Ribeiro Filho 29 de Abril 1H:24

Comissão de Justiça da Assembleia aprova devolução de mandato do ex-deputado Rosendo Ribeiro Filho

'Ribeirinho' foi cassado durante o regime militar. Proposta precisa ser votada em plenário

 
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou ontem, por unanimidade, um Projeto de Resolução de autoria do deputado Gustinho Ribeiro (PSD), que tem por objetivo a devolução simbólica do mandato de deputado estadual do seu avô, Rosendo Ribeiro Filho. A proposta agora aguarda aprovação pelo plenário da Assembleia.
 

Se aprovada em plenário, o projeto declara nulo o ato da Assembleia, que em 1969 extinguiu o mandato do deputado estadual Rosendo Ribeiro Filho. “Ribeirinho, o velho guerreiro, está ativo na política há mais de 60 anos e não existe registro algum de corrupção em toda a sua vida pública. Diante de tão bela história política e de um ato extremamente autoritário e antidemocrático enfrentado por ele, com a cassação do seu mandato é que se faz justificar esse singelo gesto de reconhecimento da Assembleia aos princípios democráticos e de justiça”, explicou o deputado Gustinho Ribeiro.
 
Para o dpeutado do PSD, no momento em que o país vira esta página, a Assembleia Legislativa fará um gesto de reconhecimento com o deputado que sofreu com a força do arbítrio, que atropelou a vontade popular e cassou um mandato que foi obtido democraticamente. “É uma forma de dizer que atos antidemocráticos como esse não podem mais ocorre em Sergipe e no Brasil”, concluiu.
 

Cassação
Após a cassação dos direitos políticos do então presidente Gilton Garcia, em 1968, Ribeiro Filho chegou a presidência da Assembleia Legislativa. No ano seguinte, seu mandato, conseguido democraticamente através do voto popular, foi cassado, sem direito algum ao contraditório e a qualquer tipo de defesa.


 
Nas pegadas da cassação de Ribeirinho, a ditadura militar fechou a Assembleia Legislativa, um ato que representa claramente as arbitrariedades praticadas pelo regime ditatorial na época.


Em suas declarações, Ribeirinho confessa que até hoje não entende porque cassaram o seu mandato. Desconfia que seu protagonismo político, sua simpatia pelo ex-governador Seixas Dória, somados com uma declaração que deu na tribuna da Assembleia Legislativa, onde afirmava que as armas que o protegiam eram os milhares de eleitores da sua terra foram os motivos para esse ato antidemocrático.

 
Após a cassação ele mudou-se para o Rio de Janeiro, afastou-se da vida pública e passou a visitar raramente sua amada Lagarto. 
 

Histórico  
Rosendo Ribeiro Filho nasceu no município de Lagarto em 31 de janeiro de 1928. Segundo filho de uma família de oito irmãos, Ribeirinho, como é carinhosamente chamado, aprendeu cedo a gostar de política e ingressou na vida pública em 1954, quando foi eleito vereador em Lagarto.
 

Em 1958 foi eleito deputado estadual pela primeira vez, conseguindo posteriormente mais quatro mandatos na Assembleia Legislativa (1959-1962/1967-1969/1987-1991/1991-1995/1995-1999), tornando-se o único deputado a ocupar todos os cargos da Mesa Diretora da Casa.
 

Em 1962, Ribeirinho voltou a disputar a eleição municipal em Lagarto, desta vez para prefeito, conseguindo se eleger e administrando o município entre os anos de 1963 e 1966. Em sua gestão Ribeirinho expandiu a cidade, mudando o local da feira livre e construindo o Mercado Municipal. Outra importante obra do velho guerreiro, como seus parentes também o chamam, foi a construção da caixa d’água municipal.
 

Em 1967, Ribeiro Filho retornou a Assembleia Legislativa. Em seu segundo mandato, e após ter sido prefeito de Lagarto, Ribeirinho era um político de rápida ascensão, líder regional e com um futuro muito promissor. Foi cassado em 1969.
 

Bole-bole
De volta a vida política, Ribeirinho continuou a construção do seu imenso legado público e criou um dos mais tradicionais grupos políticos de Sergipe, o Bole-Bole, assim denominado por ele.
 

Ribeirinho se diz um entusiasta da oxigenação política e foi fundamental na carreira de importantes lideranças: o seu irmão, ex-prefeito e ex-deputado, Cabo Zé; o seu filho, ex-deputado e Conselheiro do Tribunal de Contas; Luiz Augusto Ribeiro; o ex-prefeito José Vieira Filho, que também foi deputado; a sua filha, ex-deputada, Luiza Ribeiro; o seu sobrinho, ex-deputado federal, Adelson Ribeiro; a sua filha, ex-vereadora, Acácia Ribeiro; o ex-prefeito, Valmir Monteiro, que é deputado estadual; e o seu neto, ex-vereador e deputado estadual, Gustinho Ribeiro.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.