Poder e Cotidiano em Sergipe
Cinco tomógrafos serão utilizados no atendimento de pacientes oncológicos em Sergipe 29 de Maio 19H:18

Cinco tomógrafos serão utilizados no atendimento de pacientes oncológicos em Sergipe

O governo de Sergipe, por meio da secretaria de Estado da Saúde (SES), contemplará a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) com a ampliação da oferta de tomografia.

 

Atualmente, dois aparelhos estão em funcionamento no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e a expectativa é que, já no mês de junho, três novos aparelhos cheguem, totalizando cinco tomógrafos para a rede estadual de saúde.

 

Esses cinco aparelhos serão utilizados no atendimento de pacientes oncológicos em Aracaju, no setor de oncologia do Huse, e nos Hospitais Regionais de Itabaiana e Estância, reforçando a assistência à população na capital e no interior.

O Huse, que já oferta tomografia para os pacientes oncológicos, conta hoje com duas máquinas em operação. Elas passarão por reparos e apenas uma continuará na unidade, somando-se aos dois novos aparelhos de tomografia que serão encaminhados para lá.

 

A segunda máquina que hoje está no Huse e também passará por reparos vai ser encaminhada para o Hospital Regional de Estância. Já o Hospital Regional de Itabaiana vai ofertar a tomografia após receber uma das novas máquinas.

Para o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, a chegada dos tomógrafos marca mais uma etapa do planejamento estratégico do governo para garantir o funcionamento pleno do SUS.

 

“Essa aquisição dos aparelhos de tomografia vai assegurar aos pacientes da oncologia do Huse um tratamento mais digno. Trata-se, portanto, do início dos trabalhos que prestarão um serviço de qualidade aos pacientes com câncer diante da grande demanda já existente”, conclui Almeida Lima.

Atendimentos no interior
Atualmente, os atendimentos de pessoas com câncer da rede estadual de saúde têm sido concentrados no Huse, que só no ano passado realizou 31.393 consultas oncológicas, 11. 230 sessões de radioterapia, 14.049 sessões de quimioterapia e 534 cirurgias oncológicas.

 

A tomografia é uma etapa importante desse atendimento, já que é o exame que possibilita a visualização de órgãos e tecidos, auxiliando na localização e identificação de tumores.



Com a chegada dos três novos tomógrafos, além da ampliação da oferta de tomografia com mais disponibilidade de vagas, a gestão garante o acesso ao serviço de forma descentralizada, o que fortalece a Rede de atendimento do SUS em Sergipe.

 

A chegada dos três novos tomógrafos e a distribuição desses equipamentos pelas unidades da Rede Estadual de Saúde foram anunciadas durante visita do secretário Almeida Lima aos Hospitais Regionais de Nossa Senhora da Glória e de Estância, atendendo solicitação do governador Jackson Barreto.


SES
Fotos: Ascom/SES

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.