Poder e Cotidiano em Sergipe
Cerca de 60 novos casos de HIV são registrados por mês em Aracaju 11 de Setembro 11H:38

Cerca de 60 novos casos de HIV são registrados por mês em Aracaju

Segundo dados do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma média de 60 novos casos de HIV foram registrados mensalmente em Aracaju até agosto, contra 45 no ano passado e 30 em 2013.


Atualmente, 4.611 pessoas soropositivas de todo o estado utilizam do serviço municipal de saúde na capital, obtendo gratuitamente os antirretrovirais, além de acompanhamento médico, nutricional e psicológico.


Aracaju é única cidade sergipana que disponibiliza para os portadores do HIV todo o tratamento necessário.

"O número é crescente por vários motivos, mas, sobretudo, pelo maior acesso aos diagnósticos precoces. O que acontecia era que muitas pessoas estavam infectadas sem ter conhecimento, um grande perigo, porque podiam transmitir a doença para aqueles que se relacionavam com elas e porque não realizam o tratamento correto", explica a gerente do Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com DST, HIV e Aids (CRDST/Aids) da Saúde de Aracaju, Mônica Rocha.


O caso de Cleidiane Sousa, 37 anos, natural de Lagarto, é um dos exemplos destacados por Mônica. A lagartense, mãe de seis filhos, foi acolhida pela casa "Bom Samaritano", seis meses atrás. A moça foi viciada em crack e morava em Salvador. Lá que conheceu o ex-marido, que passou o vírus HIV para ela, sem que ela tivesse conhecimento.


Lelê, como gosta de ser chamada, manteve um relacionamento de quase quatro anos com o portador do vírus e só descobriu que havia contraído quando nasceu seu filho mais novo. Ainda no hospital, logo após o diagnóstico, o recém-nascido foi medicado e não contraiu o HIV.

A Prefeitura apoia a casa, disponibilizando cuidados médicos e de assistência social, uma iniciativa que é enaltecida por Cleidiane. "Vir para cá fazer o tratamento mudou a minha vida. Eu cheguei a pesar apenas 43 kg. Hoje, recuperei minha autoestima, participo de palestras e reuniões, onde posso conhecer sobre a síndrome, além de ter todo o acompanhamento médico. Aqui eu me sinto bem", afirma.

Garantindo o futuro

O tratamento contra o vírus ganhará um reforço em Aracaju. Trata-se do PREP, Profilaxia Pré-Exposição, através de medicamento antirretroviral, que deverá ser usado antes do ato sexual. O remédio será disponibilizado gratuitamente ainda neste ano.

Em um primeiro momento, a medicação estará disponível apenas para a população que faz parte dos chamados grupos de risco: casais homossexuais, profissionais do sexo e casais sorodiscordantes (quando um dos membros da relação possui o vírus e o outro não).

 

AAN

Foto: Ana Lícia Menezes/AAN

 

Comentários

  • fred wood 09/12/2020 às 19:41

    Fui curado do HIV com o uso de ervas naturais. Eu amo muito ervas. Às vezes, injeção e drogas são apenas uma perda de tempo. Fiquei curado há 8 meses, mas tive que esperar alguns meses e fiz muitos testes durante esse período para confirmar que estou realmente curado. Sofri de HIV por 2 anos, mas com a ajuda dos medicamentos fitoterápicos do Dr. Eguabor, fui curado em algumas semanas após beber as ervas que ele me enviou por meio do serviço de entrega de correio. Esse mesmo médico também curou minha tia do herpes. Assim que soube que ela tinha herpes, encaminhei-a ao médico e ela ficou curada depois de beber suas ervas. Desde então, referi cerca de 4 pessoas e todas foram curadas de suas várias doenças. Você já experimentou ervas antes? Você gastou tanto dinheiro em drogas, injeções, etc. e ainda não tem nenhum bom resultado para mostrar. O Dr. Eguabor é um fitoterapeuta, acredito que ele pode te ajudar se você seguir suas instruções e beber suas ervas naturais. Ele tem ervas que curam Covid-19, HIV, Herpes, Diabetes, Asma, Hepatite, ele ajuda a dobrar o dinheiro, você também pode contatá-lo para poderes espirituais etc. Contate o Dr. Eguabor por e-mail: dreguabor@aol.com e WhatsApp ele ou ligue: +2348107439905

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.