Poder e Cotidiano em Sergipe
27 de Novembro 20H:01

Legislativo Municipal apoia Proinvest

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou a Moção nº 36/2012, de apoio a aprovação do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinvest).

27 de Novembro 19H:49

MPF processa três universidades e 15 faculdades sergipanas

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ajuizou uma ação civil pública contra as faculdades e universidades sergipanas para proibir a cobrança irregular de taxas na expedição da primeira via de documentos.

27 de Novembro 19H:45

Exames mostram estabilização da doença do governador Marcelo Déda

Após concluir o quarto ciclo de quimioterapia para tratamento do câncer, o governador Marcelo Déda submeteu-se a exames de controle no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, objetivando avaliar os resultados do tratamento.

27 de Novembro 19H:44

Jackson Barreto realiza audiências e recebe o ex-governador Albano Franco

JB recebeu Albano, Carlos, Ricardo e Marcos Franco
Dando continuidade a uma extensa agenda de audiências, o governador em exercício, Jackson Barreto, realizou na manhã desta terça-feira, 27, no Palácio de Veraneio, diversas audiências envolvendo assuntos administrativos inerentes à gestão do Governo do Estado. Dentre as reuniões realizadas, ocorreu um encontro com o empresário e ex-governador Albano Franco, que tratou de assuntos correlatos à indústria têxtil.

27 de Novembro 11H:50

Comissão de Educação pode votar Ato Médico hoje

O projeto que regulamenta o exercício da Medicina, o chamado Ato Médico, volta a ser discutido no Senado hoje, como primeiro item da pauta de votações da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O substitutivo da Câmara (SCD 268/2002) a projeto de lei apresentado em 2002 pelo então senador Benício Sampaio vem provocando muita polêmica entre profissionais de saúde ao longo da última década.
O texto lista procedimentos que só poderão ser realizados por médicos, como a aplicação de anestesia geral, cirurgias, internações e altas. Também só caberá a médicos o diagnóstico de doenças e as decisões sobre o tratamento do paciente. A proposta define ainda as tarefas liberadas aos demais profissionais de saúde, entre elas a aplicação de injeções, curativos e coleta de sangue.

27 de Novembro 10H:59

Parecer favorável do Proinveste é rejeitado na Comissão de Educação

Após o pedido de vistas feito pela deputada Maria Mendonça (PSB), de dois dos três projetos que versam sobre o Proinveste (empréstimo de R$ 727 milhões requerido pelo Governo do Estado para ser buscado junto ao governo federal), os membros da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, presidida pela deputada Ana Lúcia (PT), se reuniram no final da tarde de ontem para dar continuidade à votação. O relator, deputado João Daniel (PT), havia dado um parecer pela aprovação. O também deputado Augusto Bezerra (DEM) havia votado pela rejeição dos projetos. 

27 de Novembro 10H:51

Internautas poderão participar de debate sobre tratamento da homoafetividade

A Comissão de Seguridade Social e Família realiza hoje, às 14h30, no Plenário 7, audiência pública para debater o tratamento psicológico da homoafetividade. Os interessados em participar da discussão poderão enviar perguntas por meio doportal e-Democracia. As perguntas serão encaminhadas ao presidente da Mesa, durante a audiência, que se encarregará de fazer os questionamentos aos participantes.

27 de Novembro 10H:49

Deputados aprovam multa para atraso na entrega de imóveis

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou na última (22) proposta que estabelece multa em caso de atraso maior que seis meses na entrega de imóvel comprado na planta. A medida está prevista no Projeto de Lei 178/11, do deputado Eli Correa Filho (DEM-SP) e altera a Lei do Condomínio (Lei 4.591/64).

27 de Novembro 10H:36

Edição especial de revista destaca Sergipe em Londres

A edição especial da revista Folha do Turismo Brasil feita para veiculação em Londres, no mês de novembro, destacou o estado de Sergipe como uma boa opção para turismo de lazer. Com o título "Cultural and touristic diversity in Aracaju", a matéria informa que Aracaju é preparada pra atender a diferentes mercados e públicos. A revista explica o crescimento da movimentação turística do estado nos últimos anos.

27 de Novembro 10H:24

Ampliar acesso ao ensino profissionalizante é prioridade, afirma Eduardo Amorim

O senador Eduardo Amorim recebeu em seu gabinete em Brasília o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira. O parlamentar disse que constantemente acompanha as ações do instituto, e para ele os cursos técnicos e profissionalizantes estão escassos no país, sendo necessários incentivá-los. “O IFS tem seu papel na educação sergipana, vamos levar a sugestão aos membros da bancada federal sergipana para adicionarmos uma emenda por ano. Essa também deve ser uma prioridade nossa”, destaca Eduardo Amorim.

26 de Novembro 20H:11

Lider do governo anuncia retomada das obras

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Gustinho Ribeiro (PSD), usou o pequeno expediente na tarde de ontem, para falar da retomada das obras do Balneário Bica, no município de Lagarto.

26 de Novembro 18H:45

Superintendente do BB e Procurador-geral visitam governador em exercício

O governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB), recebeu ontem no Palácio de Veraneio duas importantes visitas: a superintendente do Banco do Brasil (BB) em Sergipe, Lúcia Helena Cuevas, e o procurador-Geral de Justiça Orlando Rochadel. “Além dos assuntos institucionais, o MP firmou, na visita ao Governador em exercício, a parceria em diversas ações sociais”, disse o Procurador-Geral de Justiça.