Poder e Cotidiano em Sergipe
Zezinho Guimarães apresenta PEC sobre distribuição de cotas do ICMS 14 de Junho 16H:34
PODER

Zezinho Guimarães apresenta PEC sobre distribuição de cotas do ICMS

O deputado Zezinho Guimarães (PL) informou na sessão desta terça-feira, 14, que conseguiu assinaturas dos colegas parlamentares para a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual com a finalidade de corrigir o artigo 68, citando que a Assembleia Legislativa de Sergipe exercerá o controle externo com o auxílio do Tribunal de Contas ao qual compete fiscalizar as cotas que são distribuídas do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios sergipanos.

 

“Todo mundo sabe que dos 100% da arrecadação do ICMS de Sergipe, 25% vão para os municípios, rateado sobre o controle da Secretaria de Fazenda, o que a gente chama de Valor Adicionado de Produção. Os municípios informam mensalmente o que produz de valor adicionado para cada um e se estabelece a cota. O artigo 68 diz que cabe ao Tribunal de Contas fiscalizar e no artigo 143 diz que o órgão pode distribuir. Já existe uma decisão do Supremo Tribunal Federal na carta do estado do Amapá, mostrando que um conflito”, explicou o deputado.

Segundo ele, o conflito se dá porque a cota do ICMS repartilhada é uma matéria do Poder Executivo, das secretarias da Fazenda. “E o Tribunal de Contas se arvora (não porque quer, mas porque o legislador errou na Constituição), dando o poder de fiscalizar ele mesmo. É isso que a gente precisa corrigir para que o Tribunal de Contas continue com a sua função constitucional de fiscalizar e não fiscalizar e dar as cotas. O TCE não produz o ICMS e com isso, as informações são levadas à Secretaria da Fazenda para que envie os coeficientes de cotas”, observa.

O deputado acrescentou que o Tribunal de Contas subtraiu através do pleno, o valor das transferências entre mesmas empresas. “Vou citar um exemplo: se eu tenho uma matriz na Bahia e uma filial em Aracaju; faço uma transferência de qualquer matéria prima, não pago imposto porque é entre o mesmo ente; mas para efeito de valor adicionado, computa. Um critério que ao meu ver a Secretaria da Fazenda do Estado não concorda, mas foi obrigada porque pela Constituição diz que a atribuição é do Tribunal de Contas. Esse critério foi mudado esse ano, talvez tenha sido por isso que a correção da nossa Constituição não foi feita. Temos que ter a preocupação de fazer justiça fiscal, tirando de quem tem mais para ajudar a quem tem menos. Essa é a função do gestor público fazer o equilíbrio e não fazer política sabendo que vai prejudicar 68 em detrimento a um ou dois”, acredita.

Guimarães lembrou que em Sergipe, 14 municípios são os maiores produtores de citrus, mas apenas um industrializa, por isso a importância da política de equalizar, repartindo proporcionalmente o ICMS da laranja que está na indústria com as áreas plantadas de cada município.

“O Tribunal de Contas não pode dar e fiscalizar ele mesmo. Quem pode dar é o Poder Executivo e quem pode fiscalizar é o Poder Legislativo, senão há um confronto; fica tudo num lugar só e é isso que a gente precisa agora, corrigir na nossa Carta Magna essa distorção. Nada contra ninguém, mas precisamos fazer justiça porque o ICMS é de todos e não apenas de um, de dois ou de três”, complementa.

Em aparte, o deputado Gilmar Carvalho (PL), pediu urgência na tramitação e votação da PEC. “O deputado Zezinho Guimarães propõe que as cotas do ICMS sejam divididas, pelo menos aprovadas pela Secretaria de Fazenda do Estado. Nós assinamos a tramitação da PEC e solicitamos à presidência desta Casa, que coloque essa PEC em votação respeitando as exigências do Regimento Interno. São três votações e três aprovações necessárias. Não é possível que esta Casa, que tem cedido tanto poder a quem não tem, se negue a aprovar essa PEC”, enfatiza.

 

Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.